' '

Ter fé sim, mas fé em que ou em quem e como?




 
Hoje em dia é comum as pessoas dizerem que possuem fé, mas não sabem no que ou em quem se deve ter fé.
Por óbvio, o conceito primitivo e original da palavra fé consiste na confiança, credibilidade, crença, crédito, na pessoa de Deus e de sua Palavra:

Números 14:11 - Disse então o Senhor a Moisés: Até quando me desprezará este povo e até quando não crerá em mim, apesar de todos os sinais que tenho feito no meio dele?

Hebreus 11:6 - Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, (...).
 
As pessoas pensam que basta crerem que Deus existe, mas até os demônios creem em Deus, pois o conhecem face a face, e, por isso, tremem de medo (Tiago 2:19; Jó 1:6; 1 Reis 22:19-23; 2 Crônicas 18:18-23; Mateus 8:28-29; Ezequiel 28:13-14).
Como os demônios, muitos creem que Deus existe, mas não lhe obedecem, não lhe servem, não fazem o que lhe agrada, não o buscam, não o amam, não dão ouvidos à sua Palavra, lhe são rebeldes, desobedientes, insubmissos.

2 Crônicas 20:20 - (...) Crede no Senhor vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas, e sereis bem sucedidos.

2 Samuel 22:2-4 - O Senhor é o meu rochedo, a minha fortaleza e o meu libertador. É meu Deus, a minha rocha, nele confiarei; é o meu escudo, e a força da minha salvação, o meu alto retiro, e o meu refúgio. O meu Salvador; da violência tu me livras. Ao Senhor invocarei, pois é digno de louvor; assim serei salvo dos meus inimigos.

Isaías 43:10 - Vós sois as minhas testemunhas, do Senhor, e o meu servo, a quem escolhi; para que o saibais, e me creiais e entendais que eu sou o mesmo; antes de mim Deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá.
 
Do que adianta crer que Deus existe, mas não acreditar nas Palavras de Deus? Do que adianta crer em Deus e em sua Palavra, mas não a viver, cumprir, obedecer, observar, respeitar, por em prática? Quando você diz que acredita/crê numa pessoa, isso, por acaso, significa simplesmente que você crê que a pessoa exista ou que você confia nas palavras e atitudes dessa pessoa?
 
1 João 2:3-7 - E nisto sabemos que o conhecemos; se guardamos os seus mandamentos. Aquele que diz: Eu o conheço, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade; mas qualquer que guarda a sua palavra, nele realmente se tem aperfeiçoado o amor de Deus. E nisto sabemos que estamos nele; aquele que diz estar nele, também deve andar como ele andou.

João 14:15 - Se me amardes, guardareis os meus mandamentos.

João 14:21 - Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.

João 14:23-24 - Respondeu-lhe Jesus: Se alguém me amar, guardará a minha palavra (...).Quem não me ama, não guarda as minhas palavras (...).
 
2 Coríntios 5:7 - (...) andamos por fé, e não por vista.

Porque a loucura de Deus é mais sábia que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte que os homens?

Pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para confundir os sábios; e Deus escolheu as coisas fracas do mundo para confundir as fortes; e Deus escolheu as coisas ignóbeis do mundo, e as desprezadas, e as que não são, para reduzir a nada as que são; para que nenhum mortal se glorie na presença de Deus.
 
1 Coríntios 3:19-20 - Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus; pois está escrito: Ele apanha os sábios na sua própria astúcia; e outra vez: O Senhor conhece as cogitações dos sábios, que são vãs.

Mateus 11:25 - Naquele tempo falou Jesus, dizendo: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos.
 
Assim, fé, em síntese, é a crença religiosa cega (sem fundamentos, evidências, provas...) em argumentos racionais ou lógicos.

É claro que se precisa ter fé e que o justo será salvo por causa de sua fé (Habacuque 2:4; Romanos 1:17; Gálatas 3:11).

Mas não é por isso que podemos pensar que nada de produtivo teria nas pregações da Palavra de Deus que ela poria em dúvida a crença dos que creem ao seu modo, pois o que importaria seria que tenham fé, sem importar a religião e desde que ela fosse do bem, para o bem e no amor, pois sobre futebol, política, religião e saldo bancário não se conversa, pergunta, discute.

A única fé válida, eficaz, eficiente, verdadeira, correta, precisa... é a fé no Senhor Jesus Cristo (Atos 16:31, 20:21, 24:24, 26:18; Romanos 3:22,26; Gálatas 3:22,26; Efésios 1:15; Filipenses 3:9; Colossenses 1:4, 2:5; I Timóteo 3:13; II Timóteo 1:13) e em sua Palavra (Sagradas Escrituras) (Salmo 106:12; Isaías 53:1; Marcos 1:15; Lucas 24:25; João 2:22, 4:50; Atos 4:4), "Pois Cristo é o fim da lei para justificar a todo aquele que crê". (Romanos 10:4).

As pessoas dizem que cada um deve crer ao seu modo, ao seu jeito, ao seu bel prazer... Então para que servem as Escrituras? Não possuem utilidade? Foram escritas à toa? Acaso as Escrituras só prestam como mero objeto para adorno, enfeite, decoração numa sala, quarto, estante... para ficar lá parada empoeirando?

Vez que Deus julgará as pessoas, necessita de uma referência (baliza, prumo, juízo, lei, meio, medida, padrão) para isso. Por óbvio Deus não julgará as pessoas conforme suas próprias definições do que seja justo, bem, bom, certo, mal, mau e errado, pois cada pessoa possui sua própria definição para esses conceitos. Assim o padrão para Deus definir se uma pessoa foi boa ou má são as Escrituras (Sua Palavra, seus Mandamentos).

Deuteronômio 13:18 - Se ouvires a voz do Senhor teu Deus, para guardares todos os seus mandamentos, que eu hoje te ordeno, para fazeres o que é reto aos olhos do Senhor teu Deus.

Josué 1:8 - Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.

Mateus 15:8-9 - Este povo se aproxima de mim com a sua boca e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim. Mas, em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, reservo o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica ou invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.