' '

Depressão


 
Muitas pessoas já experimentaram algum grau de depressão. Pode ter sido apenas uma sensação de pesar que passou depressa. No outro extremo está a enfermidade paralisante que se arrasta por meses e pode precisar de tratamento hospitalar. A característica da depressão é a letargia do corpo e a melancolia do espírito.
Tudo parece demasiadamente problemático, e não vale a pena esforçar-se mesmo. Nos casos severos, a depressão pode apresentar-se como uma intensa dor emocional que não passa e não apresenta esperança de luz no fim do túnel.

A depressão tem diversas causas possíveis:

  • Pode ser uma reação natural depois de prolongado esforço (que pode ser curada com repouso).
  • Pode ser um desequilíbrio químico, capaz de ser corrigido com quimioterapia.
  • Frequentemente é a reação normal à perda de um ente querido, um emprego, uma casa ou alguma pessoa ou objeto significativo que represente segurança.
  • Às vezes parece não ter causa identificável; simplesmente brota lá no fundo do ser da pessoa. Esse tipo de depressão é a mais difícil de suportar, porque parece irracional.
A depressão é uma força muito significativa. Sua presença não pode ser negada, embora uma pessoa possa não conhecê-la pelo que é. Afeta os padrões da alimentação e do sono, diminui o interesse sexual e outras atividades, rouba das pessoas a capacidade de tomar decisões.

Uma das características inconfundíveis é o sentimento de fracasso e indignidade. Às vezes as pessoas apenas têm consciência de estar aborrecidas e sem interesse pela vida; não conseguem identificar a depressão subjacente.

O que está errado?

Como todos os outros sofrimentos, a depressão transmite uma mensagem de que alguma coisa precisa de atenção. O que essa coisa é vai variar de pessoa a pessoa. Com frequência o problema pode ser encontrado em sentimentos de frustração que não foram expressos e ira contra outra pessoa ou situação. Por algum motivo esses sentimentos não conseguem encontrar um escoamento, por isso se voltam para dentro.

A frustração é frequentemente causada por uma necessidade imprópria de ser dependente. Assim, a depressão pode estar dizendo ao sofredor que ele precisa crescer de alguma forma em sua personalidade.

O fato de as pessoas terem fé cristã não significa que não ficarão deprimidas de vez em quando. Elas continuam sendo seres humanos. Mesmo assim, quando a depressão se instala, a pessoa pode tomar firme consciência da fidelidade imutável de Deus, seu perdão gratuito e suas promessas seguras; isso em geral pode impedir que ela descambe para uma crise mais grave.

A própria natureza da depressão significa que os sentimentos estão entorpecidos. Portanto, as fontes normais de consolo do cristão, sua vida de oração e a Bíblia talvez pareçam tornar-se sem significado.