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O LIVRO DE JUÍZES

Na sequência histórica, ele abrange o período da história de Israel entre Josué e Samuel. A era dos juízes foi um período no qual os israelitas, como povo da aliança de Deus, estavam frequentemente precisando dos livramentos divinos. Através de Moisés, os israelitas haviam experimentado a libertação da escravidão egípcia e recebido a revelação divina como está registrado no Pentateuco. Sob a liderança de Josué, a geração seguinte conquistou e ocupou parcialmente a terra de Canaã. Quando as gerações seguintes sucumbiram à apostasia, elas rogaram a Deus por livramento. Mais uma vez os atos poderosos de Deus foram manifestados quando vários juízes responderam ao chamado de Deus para guiar os israelitas em façanhas militares a fim de dispersar as nações opressoras. Estes ciclos religiosos-políticos de pecado, dor, súplica e salvação, ocorreram repetidamente, e podem ter sido geograficamente limitados. Também podem ter sido cronologicamente sobrepostos.
 
TEMAS
Declínio/Compromisso
Sempre que um juiz falecia, os israelitas enfrentavam o declínio e o fracasso, porque
comprometiam seu maior alvo espiritual de várias formas. Abandonaram seu propósito de expulsar todos os povos da terra e adotaram os costumes dos que os cercavam.

Declínio/Apostasia
A queda moral de Israel tem suas raízes na feroz independência desfrutada por cada tribo. Isto levava todas as pessoas a fazer qualquer coisa aparentemente boa a seus próprios olhos. Não havia unidade na forma de governo ou adoração. A lei e a ordem sucumbiram. Finalmente, a adoração aos ídolos feitos pelas mãos dos homens levaram ao completo abandono da fé em Deus.

Derrota/Opressão
Deus usou os ímpios opressores para punir os israelitas pelos seus pecados, a fim de levar-lhes ao arrependimento e testar sua fidelidade a Ele.
A rebelião contra Deus leva ao desastre. O Senhor pode usar a derrota para trazer os corações perdidos de volta a Ele. 

Arrependimento
Declínio, queda e derrota fazem com que as pessoas se voltem para Deus. Elas prometem abandonar a idolatria e buscarem a misericórdia e a libertação do Senhor.

PROPÓSITO
O propósito do livro ao apresentar esta história é definitivamente didático – ensinar a retribuição divina sobre um povo pecador, a misericórdia de Deus sobre o arrependimento, e a futilidade de governos idólatras que são centrados no homem.
O ministério de Eli e Samuel, registrado nos primeiros capítulos de 1 Samuel, conclui esta era dos juízes. A religião havia alcançado um profundo declínio e Israel era ameaçado pelos filisteus apesar das proezas de Sansão. Apesar da liderança de Samuel, que serviu como juiz da lei, surgiu um reavivamento de forma que Israel estava suficientemente unificado para resistir aos agressivos ataques e à ocupação dos filisteus.

PANORAMA
A terra de Canaã, posteriormente chamada Israel. Deus ajudara os hebreus a conquistar Canaã, que fora habitada por vários povos ímpios. Mas os israelitas estavam diante do grande perigo de perder esta Terra Prometida, porque comprometeram suas convicções e desobedeceram a Deus.

AUTOR
Possivelmente Samuel.

PESSOAS-CHAVE
Otniel, Eude, Débora, Gideão, Abimeleque, Jefté, Sansão e Dalila.

LUGARES-CHAVE
Boquim
Um lugar perto de Gilgal, onde o povo de Israel, ao ser repreendido pelo anjo, se arrependeu, chorou e sacrificou ao Senhor.

Jericó
Antiga cidade situada vários quilômetros a oeste do rio Jordão e a norte do mar Morto. A nação moabita foi uma das primeiras a oprimir os israelitas. O rei de Moabe, Eglom, conquistou grande parte de Israel, inclusive a cidade de Jericó, e forçou as pessoas a pagar impostos exorbitantes.

Hazor
Cidade que ficava no Norte de Canaã, governada no tempo de Josué por Jabim. Duzentos anos depois, outro Jabim, também de Hazor, foi derrotado por Débora e Baraque.

Siquém
Cidade, hoje chamada de Nabulus, situada na Samaria, entre os montes Gerizim e Ebal, 64 km ao norte de Jerusalém (Gênesis 12.6; 33.18-20; Josué 24.32; Juízes 9; 1 Reis 12.25).

Timna
Cidade situada na fronteira de Judá, perto de Bete-Semes. Esta cidade foi designada à tribo de Dã como sua residência, mas evidentemente que não conseguiram conquistá-la. Na época de Sansão, ela era ocupada pelos filisteus. Timna foi incorporada a Judá depois das vitórias de Davi.

Soreque
Um vale agrícola fértil a oeste de Jerusalém. Foi nesse vale que Sansão encontrou duas das filhas dos filisteus que ele amou, uma em Timna e Dalila.

Gaza
Importante cidade portuária na costa sul da Palestina. Durante o final da Idade do Bronze, essa cidade era o principal centro administrativo do Egito em sua província de Canaã, da qual representava o extremo sul. Judá deveria ter herdado essa cidade, mas não conseguiu conquistá-la; daí ela se tornou um importante centro dos filisteus.

Efraim
Território conferido a esta tribo na terra prometida. Os limites não foram determinados com precisão.

Cidade localizada próximo às nascentes do Rio Jordão, geralmente identificada com Tell El-Qadi porque o nome árabe significa “túmulo do juiz”. Era o ponto mais distante ao norte de Israel. A cidade havia ficado conhecida por sua associação política e cultural com Sidom. Depois de conquistada pelos danitas, Jônatas, filho de Gerson, e seus descendentes serviram como sacerdotes até o dia do cativeiro da terra.

Gibeá
Cidade no território da tribo israelita de Benjamim, também chamada "Gibeá de Benjamim", "Gibeá dos filhos de Benjamim" e "Gibeá de Saul". Ficava perto da estrada principal entre Jerusalém e Ramá. Servia bem como ponto de observação em tempos de guerra, por estar nua posição elevada na cordilheira central da Palestina.

VERSÍCULO-CHAVE
"Naqueles dias não havia rei em Israel; cada um fazia o que parecia bem aos seus olhos."
(Juízes 17:6)

ESBOÇO

A. A FALHA MILITAR DE ISRAEL (1.1-3.6)

  1. A conquista incompleta da terra
  2. Desobediência e derrota
As tribos assumiram um compromisso com Deus para acabarem com os habitantes da terra. A incompleta remoção do mal costuma significar um desastre no final. Precisamos estar atentos para não nos comprometermos com o pecado.

B. O RESGATE DE ISRAEL PELOS JUÍZES (3.7-16.31)

  1. Primeiro período: Otniel
  2. Segundo período: Eude e Sangar
  3. Terceiro período: Débora e Baruque
  4. Quarto período: Gideão, Tola e Jair
  5. Quinto período: Jefté, Ibsã, Elom e Abdom
  6. Sexto período: Sansão
Repetidamente vemos a nação de Israel pecar contra Deus, e isto permite que o sofrimento venha sobre a terra e às pessoas. A transgressão sempre tem suas consequências. Onde há o pecado podemos esperar o castigo. Em vez de vivermos em um interminável ciclo de abandono a Deus, e então clamarmos a Ele por misericórdia, devemos ter uma vida de fidelidade. 

C. O FRACASSO MORAL DE ISRAEL (17.1-21.25)

  1. A idolatria na tribo de Dã
  2. Guerra contra a tribo de Benjamim
A despeito dos esforços dos juízes de Israel, as pessoas não se voltaram para Deus de todo o coração. Todos faziam o que achavam ser o melhor para si. O resultado foi o declínio espiritual, moral e político da nação. Nossa vida também declinará a menos que vivamos segundo as instruções que Deus tem nos dado.

 

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