' '

MENTALIDADE INTERESSEIRA

(Lucas 14:1-24). Jesus estava na casa de um fariseu, em um sábado, comendo. Aproveita este momento para questionar e ensinar aos que estavam a sua volta verdades sobre:                 
Quem é o primeiro. Quem é o servo. Quem é o discípulo.

CONSELHO AOS HÓSPEDES (Quem é o primeiro 7-11)

Qual é o lugar que nos sentamos: o conselho de Jesus é que estejamos nos últimos lugares, que por mais perto de Jesus, e amigo intimo dele, nós devemos ter humildade, e nos colocarmos como miseráveis pecadores donos não de elogios, mas sim da constante misericórdia de Deus. (Mateus 20:20-28 e Marcos 10:35-45). ”Quem quiser ser o primeiro entre vós será servo de todos; porque todo o que a si mesmo se exaltar será humilhado, e aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado.”


CONSELHO AO HOSPEDEIRO (Quem é o servo 11-15)

Este texto é uma critica a nosso modo fechado de vida em um circulo microcosmico social, de uma mentalidade de troca de favores por favores maiores.

A recomendação do texto não é o extinguir relacionamentos já conquistados mas sim uma recomendação para abrirmos  os nossos olhos e vermos se nossa bondade não esta restrita aos que nos favorecem de alguma forma concreta.

O desejo de Jesus é que quebremos a mesmice inerte egoísta de nossos relacionamentos, e passemos a nos relacionar com os excluídos por nós, e talvez, os excluídos por todos. 

Naquela época os deficientes eram excluídos de tudo, considerados pecadores. Jesus recomenda, ao seu hospedeiro, que convide para as suas atividades sociais mais intimas estes excluídos.

De certa maneira, Jesus recomenda que abramos nossas casas e atividades sociais para as próprias pessoas contra quem temos os mais profundos preconceitos.

Os que agem desta maneira podem esperar ser retribuídos, pois Deus os recompensará.

O amor altruísta e boa vontade transcendem a morte e tem significado eterno.
Mateus 10:42 “E aquele que der até mesmo um copo de água fresca a um destes pequeninos, na qualidade de discípulo, em verdade vos digo que de modo algum perderá a sua recompensa.” Lucas 6:32 “Se amardes aos que vos amam, que mérito há nisso? Pois também os pecadores amam aos que os amam.”

Conselho a um participante (Quem é o discípulo 16-24)


Um homem se levanta e se alegra dizendo, como é bom poder participar dos filhos do reino de Deus. Jesus ressalta que o discípulo do reino é o que tem compromisso com Deus, não aquele que vive de desculpas, e sempre tem motivos para não participar dos banquetes do Pai.  Com certeza este também não vai participar do banquete final já esta desculpado e excluído do mesmo. Por um prato de sopa perdemos o grande banquete (Gênesis 25:27-30). “Assim, pois, todo aquele dentre vós que não renuncia a tudo quanto possui, não pode ser meu discípulo”. (Lucas 14:33).