' '

OS DOIS PECADORES

(Lucas 7:36-50). Jesus recebe um convite de um fariseu chamado Simão para comer, uma mulher da cidade, pecadora, fica sabendo e vai até o local.

1- NA CASA DO FARISEU A MULHER AGE

Traz perfumes para ungir os pés de Jesus, beija os pés de Jesus, molha com lágrimas e enxuga com seus cabelos.
Esta mulher faz isso movida por uma gratidão imensa, ela tinha ouvido a pregação do Senhor e aprendeu sobre o perdão de Deus e seu amor isso iniciou nela uma reação de gratidão.

Age motivada por arrependimento demonstrado em ação. O perfume derramado nos pés de Jesus era usado pelas prostitutas para perfumar o hálito e todo o seu corpo, para chamarem a atenção dos homens; o ato de derramar significava uma entrega pessoal dizendo que não precisava mais daquela vida de pecado.

Age motivada pela hostilidade Simão. Era costume oferecer ao hospede água para que ele pudesse lavar os seus pés, e também receber com um beijo no rosto de boas vindas. Aquela mulher vendo este desprezo coloca-se no lugar do dono da casa e recebe Jesus com devoção e amor.

2- SIMÃO JULGA ERRADAMENTE


Um homem sensível só poderia pedir desculpas humildemente ao hóspede, e agradecer à mulher por haver propiciado um compensação à sua grosseria. Mas aqui realmente aparece o significado do convite a Jesus, não era admira-lo e sim investigar sua autenticidade. Ele vê uma mulher pecadora contaminando o hospede, este que não reconhece quem estava lhe tocando.

3- O DISCURSO DE JESUS

Neste momento o Senhor pede a palavra e fala através de uma parábola que compara dois devedores com Simão e a mulher, (dois pecadores). E mostra nesta parábola que o amor do homem é uma resposta à graça de Deus, reação do grande favor imerecido de Deus para a sua vida.

Jesus faz uma comparação entre Simão e a mulher mostrando que aquela que fora desprezada o amava muito mais. Mostra a Simão a necessidade da consciência e convicção de pecados brotarem em nós. Esta parábola tem este objetivo sério de revermos nossa vida e amarmos ao Senhor de todo nosso coração pois ele muito nos ama.