Trecho da Segunda Epístola de João
A
Segunda Epístola de João, geralmente referida apenas como 2 João, é
o vigésimo quarto livro do Novo Testamento da Bíblia. É o menor livro da Bíblia
em quantidade de versículos, com apenas 13.
Autor
e destinatário
O
autor é o apóstolo João. Ele se apresenta como o "Presbítero". Nos
anos de sua velhice João atuava como presbítero na Igreja de Éfeso.
Semelhanças
óbvias com a Primeira Epístola de João e o Evangelho de João levam a crer que a
mesma pessoa escreveu os três livros.
Dirige
esta segunda epístola para a “senhora eleita e seus filhos”, indicando que a
receptora era uma mulher cristã cujos filhos perseveravam na fé (v.4). Ele até
inclui saudações de suas sobrinhas e sobrinhos (v.13).
Mas esta interpretação não tem conseguido ser a opinião da maioria dos estudiosos da Bíblia. Muitos sugerem que a designação não denota uma pessoa em si, mas trata-se da personificação de uma igreja local, ou seja, João está se reportando a uma comunidade cristã, sob sua jurisdição. “Seus filhos” sãos os membros da igreja, e os “filhos” da “irmã eleita” são membros da igreja do lugar onde João está escrevendo. Uma conclusão definitiva parece inatingível, e a pergunta continua em aberto.
Data
O
peso da evidência de João ter escrito as três cartas levando seu nome aponta
para cerca de 85-95 d.C..
Ocasião
e Objetivo
A
Segunda Epístola de João se preocupa com a relação da verdade cristã com a
hospitalidade estendida àqueles mestres que viajam de igreja para igreja. Os
falsos mestres, provavelmente do mesmo grupo que é tratado na Primeira Epístola
de João, estavam confundindo a comunhão dos crentes. Portanto, João deu
instruções sobre quais mestres itinerantes acolher e quais recusar. Os
verdadeiros Cristãos, que podiam ser reconhecidos pela ortodoxia de sua
mensagem (v.10), são dignos de ajuda; mas os mestres heréticos devem ser
rejeitados. De outra forma, alguém poderia, sem querer, estar contribuindo para
a propagação da heresia, e não da verdade.
Conteúdo
João
estimula a “senhora eleita” a continuar mostrando hospitalidade, mas também
adverte e previne contra o abuso da comunhão cristã. Por toda a epístola, ele
ressalta a verdade como a base e prova da comunhão . Em especial, ele insiste
em uma crença correta levando em consideração a encarnação de Cristo, e acusa
aqueles que rejeitam essa realidade de terem ido além da doutrina de Cristo
(v.9). Ele incita os leitores a ficarem perto de Cristo, mantendo-se fiéis na
verdade.
João
apresenta tanto a divindade de Cristo (v.3) quanto sua humanidade (v.7).
Qualquer pessoa que negue a verdade fundamental relacionada à Pessoa divina–humana
de Cristo não tem a Deus (v.9). João encara a comunhão como uma característica
distintiva da vida cristã, mas não deixa dúvidas de que a comunhão cristã é
impossível onde à doutrina apostólica da Pessoa e obra de Cristo seja negada ou
comprometida.
Fonte: Wikipédia
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, reservo o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica ou invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.