' '

O LIVRO DE JOSUÉ

O sexto livro do Antigo Testamento e primeiro dos livros históricos, recebeu o nome de seu principal personagem, Josué. Sob a orientação de Deus, ele dirigiu a nação de Israel através do Jordão na conquista de Canaã, na ocupação dos territórios das tribos e na renovação do compromisso de sua aliança com o Senhor. 

Segundo a tradição judaica, esse livro é o primeiro dos Profetas, a segunda maior divisão da Bíblia hebraica, que encabeça a subdivisão conhecida como os Primeiros Profetas ou os Profetas Antigos (Josué, Juízes, 1 e 2 Samuel e 2 Reis). 




TEMAS
Sucesso
Deus concedeu sucesso aos israelitas ao obedecerem seu plano principal, não quando seguiram seus próprios desejos. A vitória aconteceu quando eles confiaram nele e não em
seu poderio militar, dinheiro, vigor físico ou capacidade mental. A ação de Deus estabelecida segundo sua própria vontade trará o sucesso. 

Os israelitas demonstraram sua fé, ao confiarem em Deus diariamente para salvá-los e guiá-los. Ao notar como o Senhor cumpriu suas promessas no passado, eles desenvolveram uma forte confiança de que Ele seria fiel no futuro. 

Orientação
Deus transmitiu instruções a Israel para cada aspecto de suas vidas. Sua lei orientava o viver diário e suas ordens de marchas específicas deram-lhes a vitória nas batalhas.


A orientação de Deus para a vida diária pode ser encontrada em sua Palavra. Ao entrarmos em contato com Deus, teremos a sabedoria necessária para enfrentarmos os grandes desafios da vida. 

Liderança
Josué foi um excelente exemplo de líder. Ele confiava na força de Deus, era corajoso diante das oposições e estava sempre disposto a buscar a vontade do Senhor.

Para que possamos ser fortes líderes como Josué, é necessário estarmos dispostos a ouvir e agir rapidamente segundo a ordem de Deus. Uma vez conhecidas as suas instruções, precisamos ser zelosos em cumpri-las. 

Conquista
Deus mandou que seu povo subjugasse os cananeus e possuísse toda a terra. O ato de realizar esta missão seria o cumprimento da promessa divina a Abraão e o julgamento sobre as pessoas ímpias daquele local. Infelizmente, Israel nunca completou a conquista da terra. 

PROPÓSITO
Parece que o livro de Josué foi escrito como um registro oficial da providencial liderança de Deus no triunfo e estabelecimento de Israel na terra que Ele havia prometido a seus antepassados. Portanto, esse registro foi, sem dúvida, acrescentado aos papiros da lei já existentes e guardados na arca no Tabernáculo (veja Deuteronômio 31.9,24-27). Samuel, por exemplo, escreveu o material adicional “num livro” (1 Samuel 10.25) e o apresentou ao Senhor. Como parte das Escrituras reconhecidas e aceitas, o livro de Josué deveria ser lido periodicamente nas festas anuais e nas ocasiões especiais da renovação da aliança (por exemplo, Neemias 8-9).

O livro de Josué declara a fidelidade do Senhor para com a aliança que fez com os patriarcas e com a nação, através da mediação de Moisés. Deus é mostrado como aquele que mantém todas as suas promessas. De sua parte, as futuras gerações são encorajadas a renovar o seu compromisso com a aliança e a imitar a fé, a unidade e a elevada moral da era de Josué.

AUTOR
Josué, exceto a parte final que provavelmente foi escrita pelo sumo sacerdote Finéias, uma testemunha de todos estes eventos. Esse livro parece ser uma unidade literária que foi composta por um único autor. Estudiosos e críticos, entretanto, mantêm uma variedade de opiniões que levam à conclusão geral de que é uma obra composta por vários documentos de origem posterior.

DATA
Aproximadamente 1405 a.C.

PESSOAS-CHAVE
Josué, Raabe, Acã, Finéias e Eleazar.

LUGARES-CHAVE
Acácia
A história de Josué tem início com os hebreus acampados em Acácia. Os israelitas sob o comando dele estavam prontos a entrar e conquistar Canaã. Mas antes que a nação começasse a conquista, Josué recebeu instruções de Deus. 

Rio Jordão
Rio principal da Palestina, que nasce no monte Hermom, atravessa os lagos Hulé e da Galiléia e desemboca no mar Morto. O Jordão faz muitas curvas, estendendo-se por mais de 200 km numa distância de 112 km, entre o lago da Galiléia e o mar Morto. O rio tem a profundidade de um a três metros e a largura média de 30 metros. Na maior parte de seu curso, o rio encontra-se abaixo do nível do mar, chegando a 390 metros abaixo deste nível ao desembocar no mar Morto. O povo de Israel atravessou o rio a seco (Josué 3); João Batista batizava nele, e ali Jesus foi batizado (Mateus 3.6,13). 

Gilgal
Primeiro acampamento dos israelitas a oeste do Jordão. 

Jericó
Antiga cidade situada vários quilômetros a oeste do rio Jordão e a norte do mar Morto. 

Ai
Cidade de Canaã que ficava a leste de Betel. Ai já existia no tempo de Abraão (Gênesis 12.8). Foi a segunda cidade que o povo de Israel conquistou e destruiu, depois de ter atravessado o Jordão. 

Monte Ebal
Monte situado em Samaria, em frente ao monte Gerizim.

Monte Gerizim
Monte de Samaria que fica defronte do monte Ebal. No monte Gerizim se recitavam as bênçãos da Lei (Deuteronômio 28.1-14), e ali os samaritanos construíram o seu templo (João 4.20-21).

Aijalom
Cidade situada na tribo de Dã e o vale que ficava perto dela.

Hazor
Cidade que ficava no Norte de Canaã, governada no tempo de Josué por Jabim. Duzentos anos depois, outro Jabim, também de Hazor, foi derrotado por Débora e Baraque (Juízes 4).

Siló
Cidade de Efraim. Ficava 16 km a nordeste de Betel. Em Siló, Canaã foi dividida, e ali o Tabernáculo e a Arca da Aliança permaneceram durante trezentos anos, até o tempo de Samuel (1Samuel 1-4; ver também Juízes 21; 1 Reis 14.2).

Siquém
Cidade, hoje chamada de Nablus, situada na Samaria, entre os montes Gerizim e Ebal, 64 km ao norte de Jerusalém. 

VERSÍCULO-CHAVE
"Passai pelo meio do arraial e ordenai ao povo, dizendo: Provede-vos de comida, porque dentro de três dias passareis este Jordão, para que entreis a possuir a terra que vos dá o SENHOR vosso Deus, para a possuirdes." (Josué 1:11).

ESBOÇO 

A. ENTRADA NA TERRA PROMETIDA (1.1-5.12)

  1. Josué conduz a nação
  2. Atravessando o Jordão
Josué demonstrou sua fé em Deus ao aceitar o desafio de liderar a nação. Os israelitas reafirmaram seu compromisso com Deus, ao cruzarem o rio Jordão e possuírem a terra. Ao vivermos a vida cristã, precisamos atravessar o caminho da vida antiga para a nova, abandonarmos nossos desejos egoístas e tomarmos posse de tudo o que Deus planejou para nós. 

B. CONQUISTA DA TERRA PROMETIDA (5.13-12.24)

  1. Josué ataca o centro da terra
  2. Josué ataca os reis do Sul
  3. Josué ataca os reis do Norte
  4. Resumo das conquistas
Josué e seu exército moveram-se de cidade em cidade, e limparam a terra de sua maldade, ao destruírem cada indício de adoração aos ídolos. O conflito com o mal é inevitável, e devemos ser tão impiedosos quanto Israel, a fim de destruirmos o pecado de nossas vidas. 

C. DIVIDINDO A TERRA POMETIDA (13.1-24.33)

  1. As tribos recebem suas heranças
  2. As cidades especiais são poupadas
  3. As tribos da Cisjordânia retornam para casa
  4. A despedida de Josué
Josué advertiu os israelitas a seguir o Senhor e adorar somente a Ele. O povo contemplou Deus libertá-lo de muitos inimigos e milagrosamente prover todas as suas necessidades, mas estava propenso a afastar-se do Senhor. Embora tenhamos experimentado a atuação de Deus em nossas vidas, também precisamos renovar continuamente o nosso compromisso de obedecer-lhe sobre todas as outras autoridades e adorarmos somente a Ele.


Assuntos Relacionados:
Como ler a Bíblia
História da Bíblia
O Livro de Gênesis
O Livro de Levítico
O Livro de Números
O Livro do Êxodo
Traduções da Bíblia



Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, reservo o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica ou invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.