' '

Palavras que ferem

 
As pessoas dizem todos os dias palavras pouco bondosas aos outros – nas lanchonetes e corredores de escola, no recreio e nos campos de futebol. Isso acontece quando alguém chama o outro por nomes depreciativos ou ri das suas deficiências físicas ou intelectuais; ou, ainda quando o indivíduo é ridicularizado ou rejeitado por ser considerado diferente ou estranho. Por que as pessoas são tantas vezes cruéis com seu próximo?
 
“E os mensageiros foram passando de cidade em cidade, pela terra de Efraim e Manassés até Zebulom; porém riram-se e zombaram deles” (2 Crônicas 30:10).


No caso dos mensageiros do rei Ezequias, a maioria do povo de Israel era orgulhosa demais para ir adorar o Senhor em Jerusalém. Eles haviam se afastado do Senhor e não queriam deixar seus pecados e seus falsos deuses. Então quando Ezequias enviou mensageiros, chamando a nação para adorar o Senhor, eles riram e zombaram deles. Mas alguns ouviram e se humilharam, voltando a Deus.

Algumas vezes, quando as pessoas usam palavras que ferem, elas estão tentando sentir-se superiores a outras. Quando depreciam os outros, estão realmente tentando exaltar a si mesmas. O problema é que, quando desprezamos outros, estamos negando o seu valor e bondade como criaturas formadas à imagem de Deus. Nós realmente os ferimos. Você provavelmente já ouviu o ditado: “Paus e pedras podem quebrar meus ossos, mas xingamentos nunca me atingirão”. Isso, porém, não é verdade. As palavras cruéis machucam. Jesus ensinou que tais palavras são tão pecaminosas quanto os atos físicos de violência (veja Mateus 5:21,22). Deus quer que edifiquemos e não destruamos as pessoas com nossas palavras


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, reservo o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica ou invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.