' '

Perdão

 
Alguém já magoou você alguma vez? Talvez  alguém disse uma mentira a você ou quebrou uma promessa; ou ainda emprestou alguma coisa sua, esqueceu de devolver e depois negou que lhe devia algo. Talvez alguém quebrou um objeto seu, o qual estimava muito. Como você reage? Você perdoa quem o magoa? É natural guardarmos ressentimentos e nos tornamos rancorosos quando somos injustiçados. Quando temos a oportunidade de nos vingar, também é natural que queiramos aproveitar ao máximo a situação. Mas será que Jesus quer isto de nós?

O apóstolo Pedro queria saber quantas vezes teria de perdoar alguém. Achou que estava sendo muito generoso perdoando sete vezes, já que os líderes religiosos exigiam apenas três. A resposta de Jesus deve tê-lo deixado desnorteado: quatrocentos e noventa vezes? Isto é muita coisa! Mas o ponto principal é: se você está fazendo contas, na realidade ainda não perdoou. Quatrocentos e noventa vezes parece bastante, até percebermos que fomos perdoados por muito mais do que isso. Estamos na posição do homem que devia milhares de reais e teve sua dívida perdoada. As pessoas que pecam contra nós são como ele. Se nos recusamos a perdoar uma pequena dívida depois de termos sido perdoados tantas vezes, seremos julgados tão severamente quanto o homem que se recusou a perdoar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, reservo o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica ou invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.