' '

EU SÓ QUERIA AJUDAR

“Davi tomou conselho com os capitães dos milhares, e das centenas, e com todos os líderes. E disse Davi a toda a congregação de Israel: Se bem vos parece, e se isto vem do SENHOR nosso Deus, enviemos depressa mensageiros a todos os nossos outros irmãos em todas as terras de Israel, e aos sacerdotes, e aos levitas nas suas cidades e nos seus arrabaldes, para que se reúnam conosco; e tornemos a trazer para nós a arca do nosso Deus; porque não a buscamos nos dias de Saul. E levaram a arca de Deus, da casa de Abinadabe, sobre um carro novo; e Uzá e Aiô guiavam o carro. E Davi e todo o Israel, alegraram-se perante Deus com todas as suas forças; com cânticos, e com harpas, e com saltérios, e com tamborins, e com címbalos, e com trombetas. E, chegando à eira de Quidom, estendeu Uzá a sua mão, para segurar a arca, porque os bois tropeçavam. Então se acendeu a ira do SENHOR contra Uzá, e o feriu, por ter estendido a sua mão à arca; e morreu ali perante Deus. E Davi se encheu de tristeza porque o SENHOR havia aberto brecha em Uzá; pelo que chamou aquele lugar Perez-Uzá, até ao dia de hoje. E aquele dia temeu Davi a Deus, dizendo: Como trarei a mim a arca de Deus? Por isso Davi não trouxe a arca a si, à cidade de Davi; porém a fez levar à casa de Obede-Edom, o giteu. Assim ficou a arca de Deus com a família de Obede-Edom, três meses em sua casa; e o SENHOR abençoou a casa de Obede-Edom, e tudo quanto tinha. (1 Crônicas 13:1-14). 

A princípio a história de Uzias e da Arca de Deus parece terrivelmente injusta. Tudo o que Uzias fez foi tocar a Arca (que continha as tábuas de pedra dos Dez Mandamentos e ouras evidências da presença de Deus com Israel). Uzias estava apenas tentando impedir que ela caísse do carro. Por que o seu castigo foi tão severo? Ele não estava apenas querendo ajudar? 

Para entender as respostas a essas perguntas, temos de voltar a Números 4:5-15. Uzias e todos os coatitas tinham sido designados para carregar a Arca sagrada da Aliança (Números 7:6-9). Esta fora cuidadosamente construída com argolas de ouro, onde se inseriam varas longas para que os homens pudessem transportá-la sem tocá-la, por causa da santidade absoluta de Deus. Mas, quando Davi mandou que os coatitas levassem a Arca para Jerusalém, eles decidiram que seria mais fácil transportá-la num carro com rodas especialmente construído para isso. Uzias tinha conhecimento da advertência de Deus, de que ele e seus parentes “nas coisas santas não tocariam, para que não morressem” (Números 5:15). Quando os bois tropeçaram, Uzias desobedeceu a Deus tocando a Arca. 

Os coatitas pensaram que o carro facilitaria o transporte da Arca, mas não refletiram sobre as consequências da sua decisão. Deus tinha boas razões para os seus mandamentos aos coatitas. Da mesma forma, Ele tem boas razões para cada mandamento que nos deu e devemos então obedecer-lhe de todos os modos. Algumas vezes a vontade de Deus não parece conveniente, mas os seus mandamentos sempre indicam o melhor caminho para seguirmos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, reservo o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica ou invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.