O termo louco nas Escrituras é utilizado para fazer referência ao povo de Israel que não acatavam o ‘conhecimento de Deus’. Quando Jesus nomeou os escribas e fariseus de loucos, assim o fez porque seus interlocutores não sabiam o caminho e o juízo de Deus, a quem diziam que serviam “Loucos! Quem fez o exterior não fez também o interior?” ( Lc 11:40 ); “E ele lhes disse: Ó néscios, e tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram!” ( Lc 24:25 ).
“O temor do SENHOR é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução” ( Pv 1:7 )
O verso sete do capítulo um contém a primeira proposição do pregador, que demanda uma análise detalhada.
O que significa o temor do Senhor? Deus quer que os homens tenham medo dele? Quem são os loucos?
Para interpretar este
provérbio, se faz necessário analisar os versos seguintes:
“Para fazeres o teu ouvido atento à sabedoria (…) se como a prata a buscares e como a tesouros escondidos a procurares, então entenderás o temor do SENHOR, e acharás o conhecimento de Deus” ( Pv 2:2-5).
Verifica-se que o temor não é um sentimento de inquietação,
pavor, receio, antes refere-se a um conhecimento, um saber revelado por Deus
que demanda compreensão (ouvido atento) por parte do homem.
Observe o seguinte
verso: “E disse Moisés ao povo: Não temais, Deus veio para vos provar, e para que o seu temor esteja diante de vós,
afim de que não pequeis” ( Ex 20:20 ). Não ter medo de Deus é uma ordem:
não temais! Essa ordem deixa claro que o temor do Senhor não é ter medo, visto que Ele ordena a não ter medo dele.
Qual o temor que deveria estar diante do povo de Israel? Qual temor é o princípio da sabedoria? Ora, o temor é um modo enigmático de se fazer referência à palavra de Deus, pois esta é a ideia que se depreende dos versos seguintes:
“No temor do SENHOR há firme confiança e ele será um refúgio para seus filhos” ( Pv 14:26 );
“Vinde, meninos, ouvi-me; eu vos ensinarei o temor do SENHOR” ( Sl 34:11 );
“… pelo temor do SENHOR os homens se desviam do pecado” ( Pv 16:6 ).
Estabelecer tais relações e
comparações é essencial para que se possa compreender o provérbio. Comparando
os dois versos a seguir, é fácil distinguir o significado dos termos e a
relação entre eles:
“Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti” ( Sl 119:11 );
“… e para que o seu temor esteja diante de vós, afim de que não pequeis” ( Ex 20:20 ).
O salmista deixa claro que,
para não pecar contra Deus é necessário que se esteja de posse da palavra de
Deus no coração e, esta mesma palavra que se estabelecerá no coração através da
compreensão também é designada temor.
“Então entenderás o temor do SENHOR, e acharás o conhecimento de Deus. Porque o SENHOR dá a sabedoria; da sua boca é que vem o conhecimento e o entendimento. Ele reserva a verdadeira sabedoria para os retos. Escudo é para os que caminham na sinceridade…” ( Pv 2:5 -7).
Quem ouve a palavra de Deus entenderá e achará o conhecimento, pois da boca de Deus
procede o conhecimento e o entendimento.
O provérbio “O temor do
SENHOR é o princípio do conhecimento…” ( Pv 1:6 ), é uma chave mestra que
desvenda o mistério que havia em torno da pessoa do Filho de Deus. É uma
referência implícita à pessoa de Cristo, pois em Cristo está escondido todos os
tesouros da sabedoria e da ciência “Porque em tudo fostes enriquecidos
nele, em toda a palavra e em todo o conhecimento” ( 1Co 1:5 ).
Se o temor do Senhor procede
da boca de Deus ( Pv 2:6 ), claro está que o temor do Senhor é uma referência
implícita a pessoa de Cristo, pois ele é a Palavra, o Verbo de Deus
encarnado “Para que os seus corações sejam consolados, e estejam unidos em
amor, e enriquecidos da plenitude da inteligência, para conhecimento do
mistério de Deus e Pai, e de Cristo, em quem estão escondidos todos os tesouros
da sabedoria e da ciência” ( Cl 2:2 -3).
Cristo é o Temor do Senhor,
pois Ele mesmo disse: “Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter
nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam” ( Jo 5:39 ).
Inequivocamente podemos
considerar que Cristo é o ‘Temor de Deus’ pois ele é a sabedoria de Deus “Mas
vós sois dele, em Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e
justiça, e santificação, e redenção” ( 1Co 1:30 ).
A Sabedoria referenciada em
Provérbios 8, verso 22 foi revelada no Novo Testamento, como se lê em João 1,
versos 2 a 3. No princípio era o Verbo, o Verbo estava com Deus e era Deus, ou
seja, os livros Provérbios e João utilizam terminologias diferentes para fazer
referência a Cristo: verbo=palavra=sabedoria.
Todas as coisas foram feitas
por Cristo ( Jo 1:2 -3), conclui-se que a Sabedoria personificada em Provérbios
refere-se a Cristo “O SENHOR me possuiu no princípio de seus caminhos,
desde então, e antes de suas obras. Desde a eternidade fui ungida, desde o
princípio, antes do começo da terra” ( Pv 8:22 -23).
“Vigiai justamente e não pequeis; porque alguns ainda não têm o conhecimento de Deus; digo-o para vergonha vossa” ( 1Co 15:34 ) – Qual é o conhecimento de Deus? Cristo ( 2Co 4:6 );
“Destruindo os conselhos, e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo” ( 2Co 10:5 ) – Cristo é a verdade, o conhecimento de Deus “Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade” ( 1Tm 2:4 );
“Agora, pois, seja o temor do SENHOR convosco; guardai-o, e fazei-o; porque não há no SENHOR nosso Deus iniquidade nem acepção de pessoas, nem aceitação de suborno” ( 2Cr 19:7 ) – Este verso equipara o Temor do Senhor ao Senhor Deus, ou seja, o Temor é uma pessoa – “Se o Deus de meu pai, o Deus de Abraão e o temor de Isaque não fora comigo, por certo me despedirias agora vazio. Deus atendeu à minha aflição, e ao trabalho das minhas mãos, e repreendeu-te ontem à noite” ( Gn 31:42 );
“E disse ao homem: Eis que o temor do Senhor é a sabedoria, e apartar-se do mal é a inteligência” ( Jó 28:28 ) – Cristo é a sabedoria de Deus, portanto, o Temor do Senhor e, somente através d’Ele o homem aparta-se do mal estabelecido em Adão;
“Servi ao SENHOR com temor, e alegrai-vos com tremor” ( Sl 2:11 ) – Quando se lê que se serve ao Senhor com temor, isto implica servi-lo por intermédio de Cristo, o que os judeus não compreendiam ( Rm 9:2 );
“O temor do SENHOR é limpo, e permanece eternamente; os juízos do SENHOR são verdadeiros e justos juntamente” ( Sl 19:9 ) – Sabemos que a palavra do Senhor permanece para sempre “Mas a palavra do SENHOR permanece para sempre. E esta é a palavra que entre vós foi evangelizada” ( 1Pe 1:25 ).
Sendo Cristo a sabedoria de
Deus, certo é que Ele é o ‘temor do Senhor’, porém, resta verificar quem são os loucos que o verso 7 faz referência “O temor do SENHOR é o princípio do
conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução” ( Pv 1:7 ).
Quando lemos que: ‘…
tudo o que a lei diz, aos que estão debaixo da lei o diz…’ ( Rm 3:19 ),
certo é que a lei, os salmos, os provérbios e os profetas tem por público alvo
os judeus, portanto, os que desprezavam a sabedoria e a instrução são os que
viviam sob a lei “Eu, porém, disse: Deveras estes são pobres; são loucos,
pois não sabem o caminho do SENHOR, nem o juízo do seu Deus” ( Jr 5:4 ).
Ou seja, o termo louco nas
Escrituras é utilizado para fazer referência ao povo de Israel que não acatavam
o conhecimento de Deus. Quando Jesus nomeou os escribas e fariseus de loucos, assim o fez porque seus interlocutores não sabiam o caminho e o juízo
de Deus, a quem diziam que serviam “Loucos! Quem fez o exterior não fez
também o interior?” ( Lc 11:40 ); “E ele lhes disse: Ó néscios, e
tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram!” ( Lc 24:25
).
Esta abordagem: loucos, se
dava em função do desvio do povo de Israel, um vocábulo comum aos profetas de
Deus “Assim diz o Senhor DEUS: Ai dos profetas loucos, que seguem o seu
próprio espírito e que nada viram!” ( Ez 13:3 ).
O profeta Jeremias ao falar
em nome do Senhor, acrescentou “Deveras o meu povo está louco, já não me
conhece; são filhos néscios, e não entendidos; são sábios para fazer mal, mas
não sabem fazer o bem” ( Jr 4:22 ). Por desprezarem a palavra de Deus, o
conhecimento e a instrução, o povo de Israel estava desvairado. Não conhecer o
seu próprio Deus é loucura.
Ser néscio é antônimo de ser
entendido. Qualquer que despreza o temor do Senhor despreza o conhecimento “O
temor do SENHOR é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria
e a instrução” ( Pv 1:7 ).
O apóstolo Paulo ao fazer
menção dos instrutores em Israel, assim os nomeou: instrutores dos néscios! De
igual modo podiam ser considerados mestres de crianças, ou seja, de pessoas
que não possuem uma mentalidade desenvolvida “Instrutor dos néscios, mestre de crianças, que tens a forma da
ciência e da verdade na lei” ( Rm 2:20 ).
A conclusão paulina: “Portanto,
vede prudentemente como andais, não
como néscios, mas como sábios…” ( Ef 5:15 ), é um alerta para que
seus leitores não sejam faltos de entendimento, insensatos, ou seja, que
compreendam a vontade de Deus. Portanto, os cristãos por terem aceitado a
Cristo, a Sabedoria de Deus, são sábios, o que se contrapõe a figura dos
judeus, que são néscios, pois serviam a Deus sem entendimento ( Rm 9:2 ).
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