As Igrejas Batistas são uma denominação protestante de origem inglesa, que
surgiu na Holanda no início do século XVII. As Igrejas batistas interpretam o
batismo — imergir em água — como uma exposição bíblica e pública de sua fé. A
denominação historicamente é ligada aos dissidentes ingleses, ou movimentos de
anticonformismo do século XVI. O movimento batista surgiu na colônia inglesa na
Holanda, num tempo de reforma religiosa intensa.
História
A história academicamente aceita sobre a origem das Igrejas Batistas é seu
surgimento como um grupo de dissidentes ingleses no século XVII. A primeira
igreja batista nasceu
quando um grupo de refugiados ingleses que foram para a Holanda em busca da liberdade religiosa em 1608, liderados por John Smyth, um clérigo e Thomas Helwys, um advogado, organizaram em Amsterdã, em 1609 uma igreja de doutrinas batistas. John Smyth discordava da política e de alguns pontos da doutrina da Igreja Anglicana da qual ele era pastor após uma aproximação com os menonitas e, examinando a Bíblia, creu na necessidade de batizar-se com consciência e em seguida batizou os demais fundadores da igreja, constituindo-se assim a primeira igreja batista organizada. Até então, o batismo não era por imersão, só os batistas particulares, por volta de 1642, adotaram oficialmente essa prática tornando-se comum depois a todos os batistas. A primeira confissão dos particulares, a Confissão de Londres de 1644, também foi a primeira a defender o imersionismo no batismo.
quando um grupo de refugiados ingleses que foram para a Holanda em busca da liberdade religiosa em 1608, liderados por John Smyth, um clérigo e Thomas Helwys, um advogado, organizaram em Amsterdã, em 1609 uma igreja de doutrinas batistas. John Smyth discordava da política e de alguns pontos da doutrina da Igreja Anglicana da qual ele era pastor após uma aproximação com os menonitas e, examinando a Bíblia, creu na necessidade de batizar-se com consciência e em seguida batizou os demais fundadores da igreja, constituindo-se assim a primeira igreja batista organizada. Até então, o batismo não era por imersão, só os batistas particulares, por volta de 1642, adotaram oficialmente essa prática tornando-se comum depois a todos os batistas. A primeira confissão dos particulares, a Confissão de Londres de 1644, também foi a primeira a defender o imersionismo no batismo.
Depois da morte de John Smyth e da decisão de Thomas Helwys e seus
seguidores de regressarem para a Inglaterra, a igreja organizada na Holanda
desfez-se e parte dos seus membros uniram-se aos menonitas. Thomas Helwys
organizou a Igreja Batista em Spitalfields, nos arredores de Londres, em 1612.
A perseguição aos batistas e a outros dissidentes ingleses, fez com que muitos
emigrassem. O mais famoso foi John Bunyan, que escreveu sua obra-prima O
Peregrino enquanto estava preso. Nos Estados Unidos, a primeira igreja batista
nasceu através de Roger Williams, que organizou a Primeira Igreja Batista de
Providence em 1639, na colônia que ele fundou com o nome de Rhode Island, e
John Clark que organizou a Igreja Batista de Newport, também em Rhode Island em
1648. Em terras americanas os batistas cresceram principalmente no sul, onde
hoje sua principal denominação, a Convenção Batista do Sul, conta com quase 15
milhões de membros, sendo a maior igreja protestante dos Estados Unidos.
Existem ainda outras teorias sobre a origem dos batistas, mas que são
rejeitadas pela historiografia oficial. São elas a teoria de Sucessão
Apostólica, ou JJJ (João - Jordão - Jerusalém) e a teoria anabaptista. Ambas
são rejeitadas pelos historiadores batistas Henry C. Vedder e Robert G. Torbet.
A teoria de sucessão apostólica postula que os batistas atuais descendem de
João Batista e que a igreja continuou através de uma sucessão de igrejas (ou
grupos) que batizavam apenas adultos, como os montanistas, novacianos,
donatistas, paulicianos, bogomilos, albigenses e cátaros, valdenses e
anabatistas. Os batistas landmarkistas utilizam este ponto de vista para se
autoproclamar única igreja verdadeira.
Essa teoria apresenta alguns problemas, como o fato que grupos como bogomilos
e cátaros seguiam doutrinas gnósticas e o gnosticismo é contrário às doutrinas
batistas de hoje. Também, alguns desses grupos que sobrevivem até o presente,
igrejas como a dos valdenses (que desde a Reforma é uma denominação Calvinista)
ou dos paulicianos, não se identificam com os batistas. A teoria anabatista é
aquela que afirma que os batistas descendem dos anabatistas, que pregaram sua
mensagem no período da Reforma Protestante.
Ambos grupos possuem algumas similaridades:
Crença no Batismo adulto e voluntário;
Visão do Batismo e da Ceia do Senhor como ordenanças;
Separação da Igreja e Estado.
Existem contudo algumas diferenças entre os batistas e os anabatistas
modernos (por exemplo os menonitas):
Os anabatistas normalmente praticam o Batismo adulto por aspersão e não por
imersão como os batistas;
Os anabatistas são pacifistas extremos e se recusam a jurar;
Os anabatistas creem em uma doutrina semi-nestoriana sobre a Natureza de
Cristo, que não recebeu nenhuma parte humana de Maria;
Os anabatistas enfatizam a vida comunal enquanto os batistas a liberdade
individual;
Os anabatistas recusam a participar do Estado, enquanto os batistas podem
ser funcionários públicos, prestar serviço militar, possuir cargos políticos;
Os anabatistas creem em um estado de "sono da alma" entre a morte
e a ressurreição.
Expansão mundial
Em 1791, um jovem pastor inglês chamado William Carey criou a Sociedade de
Missões no Estrangeiro, para dar suporte no envio de missionários, sendo a
Índia o primeiro campo missionário.
As Igrejas Congregacionais americanas enviaram Adoniram e Ana Judson em
1812, para evangelizar a Índia, com destino a Calcutá. O casal encontrou-se com
o missionário batista William Carey e seu grupo de pastores, e aceitou a
doutrina de imersão dos batistas e foram batizados pelo Pastor William Ward.
Outro missionário congregacional, também enviado a Índia, Luther Rice tornou-se
batista. Os Judsons permaneceram na Birmânia, atual Myanmar, e Luther Rice
voltou aos Estados Unidos para mobilizar os batistas para a obra missionária.
Consequentemente em maio de 1814, foi fundada uma Convenção em Filadélfia
com o nome de "Convenção Geral da Denominação Batista nos Estados Unidos
para Missões no Estrangeiro". Desde então missionários batistas foram
enviados à América Latina, África, Ásia e Europa.
Igrejas Batistas no
Brasil
Por força da Guerra Civil Americana de 1865, confederados do Sul dos
Estados Unidos, começam a buscar outras terras de potencial agrônomo. O Brasil
foi um dos países escolhidos. Logo, em 1867, grupos de estadunidenses que
somaram mais de 50.000 pessoas desembarcam nos portos brasileiros em busca de
refúgio e terra fértil, vasta e barata. Avançando para o continente, escolhem a
cidade de Santa Bárbara d'Oeste, para adquirirem terras e fixarem residência.
Entre os emigrados, a maioria professava o protestantismo e entre esses, muitos
eram batistas. Já em 1870 fizeram publicar um "Manifesto para
Evangelização do Brasil." Tal manifesto, assim que publicado contou com
assinaturas de Presbiterianos, Metodistas, Congregacionais e, por um batista, o
jovem Pastor Richard Raticliff, um dos emigrados, cuja família havia convertido
através de Thomas Jefferson Bowne nos Estados Unidos. Em 1871, Batistas
emigrados dos Estados Unidos organizam a Primeira Igreja Batista do Brasil em
Santa Bárbara d'Oeste. Anos mais tarde, em 1879, outro grupo de emigrados faz
surgir a segunda Igreja Batista em solo brasileiro em Santa Bárbara d'Oeste no
bairro da Estação, onde atualmente se localiza a cidade de Americana.
Pouco tardou para que os dois casais de missionários, unindo-se a Antônio
Teixeira de Albuquerque rumassem para o Estado da Bahia, onde em 1882, com
cartas de transferência das igrejas em Santa Bárbara d'Oeste, organizaram a
Primeira Igreja Batista de Salvador. Em um ano aquela igreja já contava 70
membros. Salvador também possuía uma comunidade de estadunidenses que fugiram
da Guerra de Secessão.
De Salvador, os missionários seguiram para outras capitais, plantando
igrejas. De volta a São Paulo, com outros missionários recém-chegados foram
organizando outras novas igrejas a partir de 1899 em São Paulo, Jundiaí,
Santos, Campinas, São José dos Campos. Já em 1904 eram 7 Igrejas Batistas no
Estado de São Paulo. Essas, reunindo-se em Jundiaí, organizaram em 1904 a
Convenção Batista do Estado de São Paulo, então chamada de União Baptista
Paulistana. Em 1914, eclode a Primeira Guerra Mundial, que faria ferver até
1918 toda a Europa. A Europa, destruída, vê muitos de seus habitantes saírem em
busca de novas terras. O Brasil, e, principalmente o Estado de São Paulo, com
um grande avanço na agricultura, (café, cana de açúcar e cereais) torna-se alvo
de muitos desses europeus. Fugindo da guerra, aportam no Brasil muitos
protestantes, somaram-se a eles as dezenas de casais de missionários dos
Estados Unidos que continuavam chegando.
Doutrina
Embora não haja uma unidade organizacional ou doutrinária entre os
batistas, alguns pontos de crença são comuns aos batistas:
·
Crença
no Batismo por imersão - assim como os anabaptistas eles creem que o batismo
seja uma ordenança para as pessoas adultas que deve ser respeitada a menos que
o indivíduo não tenha oportunidade de ser batizado. A diferença em relação aos
anabaptistas, é que os batistas praticam o batismo por imersão.
·
Celebração
das ordenanças do batismo e também da ceia memorial (não-sacramental),
repetindo o gesto de Cristo e os apóstolos ("fazei isso em memória de
mim") partilhando-se o pão e o vinho entre todos os membros da
Congregação.
·
Ordenança
distinta de sacramento para os batistas ordenança é diferente de sacramento:
deve ser obedecida, mas é apenas ato simbólico e não obrigatório para salvação.
·
Separação
entre Igreja e Estado - antes mesmo do Iluminismo, já havia a consciência da
separação entre Igreja e Estado entre os batistas.
·
Liberdade
de Consciência do Indivíduo - o crente deve escolher por sua própria
consciência a servir a Deus, e não por pressão estatal ou de Igreja
Estabelecida.
·
Autonomia
das Igrejas locais - como os batistas originaram do Congregacionalismo,
enfatizam a autonomia total das comunidades locais, que podem agrupar-se em
convenções, associações ou uniões de Igrejas. A exceção são os Batistas
Reformados, que se originaram do Presbiterianismo e dos Batistas Episcopais,
que surgiram de missões anglicanas no Zaire.
Organização
Em termos de organização, a maior parte das igrejas batistas operam no
sistema de governo congregacional, isto é, cada igreja batista local possui
autonomia administrativa, regida sob o regime de assembleias de caráter
democrático. A grande maioria das igrejas batistas são associadas a
"convenções", que são, na verdade, associações de igrejas batistas
que procuram auxiliar umas às outras em diversos aspectos, como jurídico,
financeiro e formacional (criação de novas igrejas). Essas associações não
possuem qualquer poder interventor nas igrejas, pois uma das características da
maioria dos batistas é a autonomia de cada igreja local.
Os batistas tradicionalmente evitaram o sistema hierárquico episcopalista
como é encontrado na Igreja Católica Romana ou Igreja Anglicana, entre outras,
como entre os metodistas. Todavia, existem variações entre grupos batistas,
como a Igreja Episcopal Batista (de governo, obviamente, episcopal), presente
em vários países da África e a Igreja Batista Reformada, de governo
presbiteral.
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