' '

O LIVRO DO ÊXODO


Registra os dois fundamentos da história posterior de Israel como nação - a fuga do Egito e a dádiva da lei - é o segundo do Pentateuco. 

O contexto cronológico só é dado em termos gerais, o que é coerente com o tratamento hebraico da história como uma série de eventos, e não uma sequência de datas. O livro começa com um breve relato de como os israelitas se tornaram escravos no Egito. O foco muda então para o nascimento e a vida de Moisés, o líder escolhido por Deus para Israel. De uma sarça ardente no deserto no Sinai, Deus chamou Moisés para voltar à sua terra natal no Egito e guiar os israelitas para a liberdade.


TEMAS
Escravidão
Durante os 400 anos que passaram no Egito, os israelitas tornaram-se escravos, e faraó os oprimiu cruelmente. Eles oraram para que Deus os libertasse desta situação.


A lembrança da escravidão ajudou os israelitas a tratar as pessoas com generosidade. Precisamos nos opor aos que oprimem as pessoas.
Resgate
Deus resgatou Israel através de seus poderosos milagres e do líder Moisés. A celebração da Páscoa era uma recordação anual de sua libertação da escravidão. 

Direção
Deus irou Israel do Egito usando as pragas, a coragem heroica de Moisés, o milagre do mar Vermelho e os Dez Mandamentos. Deus é o guia da confiança. Sua Palavra nos dá sabedoria para tomarmos decisões diárias e administrarmos nossas vidas.

Os Dez Mandamentos
O sistema da lei de Deus possuía três partes: os Dez Mandamentos, contendo os absolutos da vida moral e espiritual; a lei civil, que fornecia regras para conduzir a vida; e a lei cerimonial, que se constituía nos padrões para a construção do tabernáculo e para a adoração regular.

A nação
Deus fundou a nação de Israel para ser a fonte de verdade e salvação para todo o mundo. O relacionamento com seu povo era amoroso, porém firme. Os israelitas não possuíam exércitos, escolas, governadores, prefeitos ou polícia quando saíram do Egito. Deus precisou instruí-los em suas leis constitucionais e práticas diárias. Ele lhes mostrou como adorar e ter feriados nacionais.


PROPÓSITO
Registrar os acontecimentos da libertação de Israel do Egito e seu desenvolvimento como nação.

AUTOR
A concepção judaica desde a época de Josué, subscrita por Jesus e aceita pela igreja primitiva, era que Êxodo foi obra do próprio Moisés. O livro mesmo transmite essa impressão.

DATA
1450-1410 a.C.

PESSOAS-CHAVE
Moisés, Miriã, Faraó, a filha de Faraó, Jetro, Arão, Josué e Bezalel.

LUGARES-CHAVE
Gósen
Distrito do Egito onde Jacó e sua família foram morar quando José era primeiro-ministro. José escolheu Gósen como o local de residência para seus parentes para que estes pudessem ficar perto dele, e provavelmente porque o distrito era mais apropriado para a atividade pastoril que desempenhavam.

Pitom
Cidade egípcia onde era adorado o deus Atom. Nela os israelitas foram sujeitos a trabalhos forçados (Êxodo 1.11).
Ramessés
Cidade-armazém construída pelos israelitas no Egito (Êxodo 1.11).
Midiã
Região localizada a leste do golfo de Ácaba (Êxodo 2.15-22).
Mara
Local situado a leste do mar Vermelho, onde os israelitas, na sua marcha para o Sinai, encontraram uma fonte de águas amargas (Êxodo 15.23-25).

Elim
Segundo lugar onde os israelitas pararam na sua peregrinação pelo deserto (Êxodo 15.27).

Deserto de Sim
Um inculto espaço do território entre Elim e o Sinai, o qual foi atravessado pelos israelitas. Foi aqui que ao povo foram dados o maná e as codornizes (Êxodo 16.1-17.1 - Números 33.11,12).

Refidim
Lugar onde os israelitas acamparam e batalharam antes de chegarem ao Sinai (Êxodo 17; 19.2).

Monte Sinai
Monte, também chamado de Horebe (Êxodo 17.6), situado entre os golfos de Suez e de Ácaba. Nesse monte foi dada a Moisés a Lei (Êxodo 19.20-20.26).

VERSÍCULOS-CHAVE
"E disse o SENHOR: Tenho visto atentamente a aflição do meu povo, que está no Egito, e tenho ouvido o seu clamor por causa dos seus exatores, porque conheci as suas dores. Vem agora, pois, e eu te enviarei a Faraó para que tires o meu povo (os filhos de Israel) do Egito." (Êxodo 3:7,10).

ESBOÇO

A. ISRAEL NO EGITO (1.1-12.30)
  1. Escravidão no Egito
  2. Deus escolhe Moisés
  3. Deus envia Moisés a faraó
  4. Pragas atingem o Egito
  5. A Páscoa
Quando os israelitas foram escravizados no Egito, Deus ouviu seus clamores e os resgatou. Deus revelou sua lei para os israelitas no Sinai. Foi através da lei que eles aprenderam mais sobre Deus e como deveriam viver. A lei é instrutiva para nós, pois expõe o nosso pecado e nos mostra o padrão de Deus para a nossa vida.

B. ISRAEL NO DESERTO (12.31-18.27)
  1. O êxodo
  2. A travessia do mar
  3. A murmuração no deserto
Após cruzarem o mar Vermelho, os israelitas tornaram-se briguentos e descontentes. Com frequência, o mesmo acontece conosco, pois é fácil reclamar quando algo vai mal. Os cristãos ainda passam por lutas, mas jamais devem permitir que as dificuldades e circunstâncias desagradáveis impeçam de confiar em Deus.

C. ISRAEL NO SINAI (19.1-40.38)
  1. A entrega da Lei
  2. As instruções para o tabernáculo
  3. A Lei é quebrada
  4. A construção do tabernáculo
Deus revelou sua lei para os israelitas no Sinai. Foi através da lei que eles aprenderam mais sobre Deus e como deveriam viver. A lei é instrutiva para nós, pois expõe o nosso pecado e nos mostra o padrão de Deus para a nossa vida.

Assuntos Relacionados
O Livro de Gênesis
O Livro de Levítico
O Livro de Números
O Livro de Deuteronômio
O Livro de Josué
O Livro dos Juízes
O Livro de Rute








Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, reservo o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica ou invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.