' '

O LIVRO DE NÚMEROS

Este quarto livro do Pentateuco é descrito com maior exatidão pelo nome que possui na Bíblia hebraica, "no deserto". Os eventos ocorreram no deserto, por exemplo, no Sinai, em Zim, Cades-Barnéia no deserto de Parã.

Em seções alternadas, as sequências históricas são suplementadas por várias orientações de caráter religioso, e detalhes cerimoniais. A seguir temos uma narrativa dos eventos finais dos anos de peregrinação, em que eles vêm pelo deserto de Zim em direção às estepes de Moabe. O tempo envolvido em Números abrange um período que começa com os últimos dezenove dias no Sinai e que termina depois de quarenta anos de peregrinação com a chegada de uma nova geração às planícies de Moabe, no vale do Jordão.

TEMAS
Censo
Moisés contou os israelitas duas vezes, o primeiro censo organizou as pessoas em grupos
para que se defendessem melhor. O segundo preparou-as para conquistar a terra a leste do rio Jordão.
Era necessário organizar as pessoas em grupos, a fim de que houvesse mais eficiência nas grandes empreitadas. 

Rebelião
A rebelião contra Deus é sempre grave. Não é algo banal, pois o castigo de Deus para o pecado costuma ser mais severo. Nossa rebelião não começa com a guerra, mas de forma sutil, com implicâncias e criticas. Assegure-se de que seus comentários negativos não sejam o reflexo de um espírito rebelde. 

Peregrinação
Por terem se rebelado contra Deus, os israelitas peregrinaram durante quarenta anos no deserto. Isto demonstra a severidade com a qual Deus pune os pecados. Quarenta anos foram suficientes para que todos os que guardavam os costumes e valores do Egito morressem; foi o tempo suficiente para que uma nova geração fosse treinada nos caminhos do Senhor. 

Canaã
Era a terra que Deus havia prometido a Abraão, a Isaque e a Jacó. Era o lugar de descanso para o povo de Deus, separado para a verdadeira adoração espiritual.


PROPÓSITO
Contar como Israel se preparou para entrar na terra prometida, como os israelitas pecaram, foram punidos e prepararam-se para uma nova investida.

AUTOR
Muitos estudiosos questionam a teoria de que Números é obra de Moisés. Sua atividade literária só é mencionada no capítulo 33, e ele é mencionado na terceira pessoa, o que, com outras passagens, implica outro autor, talvez posterior. Entretanto, a atuação de Moisés na recepção e no ensino das leis é asseverada várias vezes, e tem-se a impressão de que foram promulgadas durante as peregrinações no deserto. Logo, é possível que se tenham originado no tempo de Moisés, ainda que se reconheça haver sinais de desenvolvimento posterior para adaptar-se às alterações das circunstâncias.

DATA
1450-1410 a.C.

PESSOAS-CHAVE
Moisés, Arão, Miriã, Josué, Calebe, Eleazar, Corá e Balaão.

LUGARES-CHAVE
Monte Sinai
Monte, também chamado de Horebe (Êxodo 17.6), situado entre os golfos de Suez e de Ácaba. Nesse monte foi dada a Moisés a Lei (Êxodo 19.20-20.26). 

Deserto de Parã
Deserto, monte e localidade situados no centro da península do Sinai. Após um ano no monte Sinai, os israelitas levantaram acampamento e marcharam pelo deserto de Parã, em direção à Terra Prometida. Do deserto, um líder de cada tribo foi enviado para espionar a nova terra. 

Cades
Antiga cidade dos heteus na região norte do Líbano, próxima do rio Orontes. Lá Miriã morreu e Moisés furiosamente feriu a rocha, atitude que o impediu de entrar na Terra Prometida. 

Arade
Cidade dos cananeus, derrotada por Israel. 

Edom
Nação dos descendentes de Esaú, irmão gêmeo de Jacó (Gênesis 25.23-28). Edom, localizado ao sul do mar Morto, no meio do arenito avermelhado de um vale tectônico, era muitas vezes hostil a Israel. Os israelitas queriam passar por Edom, mas o rei desta cidade recusou-lhes a passagem. 

Amom
É um clã que vive na Transjordânia, nas cabeceiras do rio Jaboc, onde está a atual cidade de Amã. Os amonitas tentaram barrar a passagem de Israel à Terra Prometida. Depois de ser atacado pelo rei dos amorreus, o povo de Deus derrotou o exército e conquistou o território até as fronteiras de Amom. 

Basã
Moisés enviou espias a Basã. O rei Ogue atacou Israel, mas também foi derrotado por este.

Campinas de Moabe
O povo de Deus acampou nas planícies de Moabe, a leste do rio Jordão, na altura de Jericó. Israel estava prestes a entrar na Terra Prometida. 

Gileade
Região montanhosa e florestal que ficava a leste do Jordão. As tribos de Ruben e Gade decidiram estabelecer-se em Gileade por ser uma boa terra para as ovelhas. Mas primeiro as duas tribos prometeram ajudar as outras a conquistar o lado oeste do rio Jordão.

VERSÍCULOS-CHAVE
"E que todos os homens que viram a minha glória e os meus sinais, que fiz no Egito e no deserto, e me tentaram estas dez vezes, e não obedeceram à minha voz, Não verão a terra de que a seus pais jurei, e nenhum daqueles que me provocaram a verá." (Números 14:22-23).

ESBOÇO

A. O PREPARO PARA A JORNADA (1.1-10.10)
  1. O primeiro censo da nação
  2. A função dos levitas
  3. A pureza do acampamento
  4. Orientação para a jornada
Como parte da preparação de Israel para possuir sua herança, o Senhor deu rígidas instruções quanto à santidade. O Senhor deseja para seu povo um estilo de vida diferente das nações que o cercam, almeja um povo santo.

B. A PRIMEIRA INVESTIDA (10.11-14.45)
  1. O povo murmura
  2. Miriã e Arão se opõem a Moisés
  3. Dez espias incitam uma rebelião contra Deus
Os israelitas foram impedidos de entrar na Terra Prometida por causa de sua descrença. O povo de Deus sempre enfrentou lutas devido à falta de fé. Precisamos impedir que a incredulidade tenha lugar em nossa vida, pois ela nos priva de gozarmos as bênçãos prometidas por Deus.

C. A PEREGRINAÇÃO NO DESERTO (15.1-21.35)
  1. Regras adicionais
  2. Muitos líderes se rebelam contra Moisés
  3. Deveres dos sacerdotes e dos levitas
  4. A nova geração
Quando reclamaram contra Deus e criticaram Moisés, os israelitas foram severamente punidos. Mais de quatorze mil homens morreram como resultado da rebelião contra Moisés, entre eles Corá, Datã, Abirã, toda a família deles e duzentos e cinquenta sacerdotes. Se permitirmos que a insatisfação e a murmuração tenham lugar em nossa vida, poderemos facilmente ser conduzidos ao desastre.

D. A SEGUNDA INVESTIDA (22.1-36.13)
  1. A história de Balaão
  2. O segundo censo da nação
  3. Instruções quanto às ofertas
  4. Vingança contra os midianitas
  5. As tribos além do Jordão
  6. Acampados nas planícies de Moabe
Os moabitas e os midianitas não conseguiram fazer com que Balaão amaldiçoasse Israel, mas obtiveram do profeta conselhos sobre como levar os israelitas à derrota, fazendo com que adorassem ídolos. Balaão conhecia a verdade, mas caiu na tentação das recompensas materiais e pecou. Conhecer a verdade não é o suficiente, precisamos também fazer o que é certo.
Assuntos Relacionados
O Livro de Deuteronômio
O Livro de Josué
O Livro dos Juízes
O Livro de Rute



Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, reservo o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica ou invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.