' '

O LIVRO DE GÊNESIS

É o livro dos princípios, que apresenta o grande drama da redenção. O prólogo (capítulos 1 a 11) é colocado em termos universais e mostra como a humanidade rebelou-se contra Deus, que anuncia um julgamento, mas também dá provas de graça e misericórdia. A resposta de Deus ao pecado insistente da humanidade foi levantar Abraão como primeiro passo em seu chamado de um povo eleito do qual por fim viria o redentor. O principal valor de Gênesis é teólogo. Seu interesse é ensinar lições sobre Deus, sua relação com a humanidade e seus propósitos no mundo. Essas lições permanecem válidas mesmo quando faltam evidências que confirmem seus pormenores ou sua precisão histórica.

TEMAS
Princípio
Gênesis explica o princípio de muitas realidades: o universo, a terra, as pessoas, o pecado e o plano de salvação de Deus. Gênesis ensina-nos que a terra é bem feita e boa. As pessoas são especiais e únicas para Deus. Deus é o criador e sustentador da vida.

Desobediência
Gênesis explica por que as pessoas são más: elas escolhem fazer o mal. Mesmo os grandes heróis da Bíblia falharam e desobedeceram a Deus.
Estamos sempre enfrentando grandes escolhas. A desobediência ocorre quando as pessoas escolhem não seguir a vontade de Deus.

Pecado
O pecado arruína a vida das pessoas. Isto ocorre quando elas desobedecem a Deus. Viver com a sua vontade torna a vida produtiva e completa.
Promessas
Deus faz promessas de ajudar e proteger as pessoas, esse tipo de promessa é chamado de “pacto”. Deus cumpriu suas promessas no passado e continua a cumpri-las hoje. Ele promete nos amar, aceitar e perdoar.
Obediência
O oposto do pecado é a obediência. O ato de obedecer a Deus restaura o nosso relacionamento com Ele.
Israel
Deus criou a nação de Israel a fim de obter um povo dedicado para: (1) manter viva a vontade dele para este mundo; (2) proclamar ao mundo como Ele realmente é; e (3) preparar o mundo para o nascimento de Cristo. Deus anseia que as pessoas o sigam. Somos chamados a proclamar as verdades de Deus e amar todas as nações, não apenas a nossa. Precisamos ser fiéis e cumprir a missão que Deus nos deu.



PROPÓSITO
Registrar o momento em que Deus criou o mundo e seu desejo de ter um povo separado para adorá-lo.

AUTOR
Não há nada no livro que indique o autor. Há duas correntes de opinião, uma aceita e outra nega que Moisés foi o autor ou compilador. Para a primeira concepção, Moisés teria adquirido habilidades literárias no Egito e, em sua posição de líder dos israelitas, teria ficado ansioso por preservar os registros de que dispunha. A história da criação pode ter sido recebida como revelação direta de Deus, e Moisés certamente teve a experiência de um contato direto com Ele.
Para a outra concepção, há várias teorias. Os estudiosos entendem que o livro contém três coleções de dados, e versões mais moderadas dessa opinião não negam a historicidade básica das narrativas. Mais recentemente a teoria "documentária" foi abandonada por alguns que falam em "círculos de tradição" coligados por editores posteriores.

DATA
Foi estabelecida pela opinião conservadora como sendo do período da peregrinação pelo deserto, cerca de 1440-1400 a.C.

PESSOAS-CHAVE
Adão, Eva, Abraão, Sara, Isaque, Rebeca, Jacó e José.

LUGARES-CHAVE
Montes de Ararate
Grupo de montanhas onde pousou a arca de Noé (Gênesis 8.4). Essa região era parte da antiga Armênia; hoje está localizada na Turquia.
Babel
A grande cidade de Gênesis 11, onde a torre de Israel foi construída, e também a capital da Babilônia. Foi na terra de Babel que Deus fez surgir novas línguas, para castigar o orgulho humano. (Gênesis 11.4-9).
Ur
Cidade de onde saíram Terá e Abraão (Gênesis 11.28-31).
Harã
Cidade que ficava ao norte da Mesopotâmia, às margens do rio Balique, um afluente do Eufrates. Terá, pai de Abraão, emigrou com sua família para Harã (Gênesis 11.31). Naor, irmão de Abraão, ficou em Harã, mas Abraão foi para Canaã (Gênesis 12.4).
Siquém
Cidade, hoje chamada de Nablus, situada na Samaria, entre os montes Gerizim e Ebal, 64 km ao norte de Jerusalém.
Hebrom
Cidade muito antiga, situada 30 km ao sul de Jerusalém. Antes de ter esse nome, chamava-se Quiriate-Arba. Abraão, Isaque e Jacó apreciavam Hebrom, e ali ficava a sepultura da família (Gênesis 23.2,19; 35.27).
Berseba
Nome de um poço que Abraão cavou no deserto, de onde ele e Abimeleque fizeram acordo de amizade.
Betel
Cidade da terra de Israel ao noroeste de Ai. Abraão acampou próximo a Betel quando chegou pela primeira vez a Canaã. Jacó teve seu sonho ali, quando fugia de Esaú. Depois que foi conquistada por Josué, foi dada à tribo de Efraim. (Gênesis 12:8).
Egito
País situado no nordeste da África. Suas terras são percorridas pelo maior rio do mundo, o Nilo. Foi um império poderoso no tempo do Antigo Testamento. Os hebreus viveram ali e ali foram escravizados, sendo libertados por intermédio de Moisés. A nação israelita sempre manteve contato com o Egito.
VERSÍCULOS-CHAVE
"E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou." (Gênesis 1:27)
"E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção. E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra." (Gênesis 12:2-3).
ESBOÇO

A. A HISTÓRIA DA CRIAÇÃO (1.1-2.4)

Deus criou o céu, os mares e a terra. Ele criou as plantas, os animais, os peixes e os pássaros. Os seres humanos, porém, Ele os criou à sua imagem. Há momentos em que somos tratados com desrespeito, mas podemos estar seguros da nossa dignidade e do nosso valor, pois fomos criados à imagem de Deus.

B. A HISTÓRIA DE ADÃO (2.4-5.32)
  1. Adão e Eva
  2. Caim e Abel
  3. Os descendentes de Adão
Quando Adão e Eva foram criados por Deus, eles eram sem pecado. Mas tornaram-se pecadores quando desobedeceram a Deus e comeram o fruto da árvore proibida. Através de Adão e Eva aprendemos sobre o poder destrutivo do pecado e suas amargas consequências.
C. A HISTÓRIA DE NOÉ (6.1-11.32)
  1. O dilúvio
  2. Repovoando a terra
  3. A torre de Babel
Noé foi poupado da destruição do dilúvio porque obedeceu a Deus e construiu a arca. Assim como Deus protegeu Noé e sua família, Ele protege aqueles que lhe são fieis hoje.

D. A HISTÓRIA DE ABRAÃO (12.1-25.18)
  1. Deus promete uma nação a Abrão
  2. Abrão e Ló
  3. Deus promete um filho a Abrão
  4. Sodoma e Gomorra
  5. O nascimento e o sacrifício não consumado de Isaque
  6. Morte de Sara
  7. Isaque e Rebeca
  8. Morte de Abraão
Abraão recebeu instrução para deixar sua terá, peregrinar em Canaã, esperar por um filho durante anos. Durante este período de provações dolorosas, Abraão permaneceu fiel a Deus. Seu exemplo nos ensina o que significa viver uma vida de fé.

E. A HISTÓRIA DE ISAQUE (25.19-28.9)
  1. Jacó e Esaú
  2. Isaque e Abimeleque
  3. Jacó toma a bênção de Isaque
Isaque não reclamou. Ele não resistiu quando estava prestes a ser sacrificado, e prontamente aceitou a esposa que outros escolheram para ele. Como Isaque, precisamos aprender a colocar a vontade de Deus acima da nossa.

F. A HISTÓRIA DE JACÓ (28.10-36.43)
  1. Jacó forma uma família
  2. Jacó volta para casa
Jacó não desistiu facilmente. Serviu com fidelidade a Labão por mais de quatorze anos. Mais tarde, lutou com Deus. Embora Jacó tenha cometido muitos erros, seu trabalho intenso nos ensina como viver uma vida de serviço a Deus.

G. A HISTÓRIA DE JOSÉ (37.1-50.26)
  1. José é vendido como escravo
  2. Judá e Tamar
  3. José é tirado da prisão
  4. José é chamado para administrar o Egito
  5. José e seus irmãos se encontram no Egito
  6. A família de Jacó muda-se para o Egito
  7. Jacó e José morrem no Egito
José foi vendido como escravo por seus irmãos e atirado injustamente na prisão por seu senhor. Aprendemos com José que o sofrimento, não importa quão injusto seja, pode desenvolver um firme caráter em nós.

Assuntos Relacionados
A Origem da Bíblia
Como ler a Bíblia
História da Bíblia
O Livro do Êxodo
O Livro de Levítico
O Livro de Números
O Livro de Deuteronômio
O Livro de Josué
O Livro de Juízes
Traduções da Bíblia






Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, reservo o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica ou invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.