' '

O LIVRO DE LEVÍTICO

O terceiro livro do Antigo Testamento, assim chamado pelas versões gregas e latinas por causa de sua ênfase no sacerdócio levítico. 

O livro enfatiza sua inseparável relação com a santidade exigida das pessoas no meio das quais Deus habitará.

Levítico com suas descrições pormenorizadas de ofertas e cerimônias fornece um pano de fundo para todos os outros livros da Bíblia. Os judeus ainda encontram nele seus regulamentos a respeito dos alimentos e de outras questões. Entretanto, o que é de interesse especial para os cristãos é sua explicação do modo de Deus lidar com o pecado mediante sacrifícios, promessas e advertências.

TEMAS
Sacrifício/holocausto
Cinco tipos de sacrifício atendiam a dois propósitos principais: demonstrar adoração,
gratidão e devoção; e expiar a culpa e o pecado. As ofertas de animais indicavam que a pessoa estava entregando sua vida a Deus por meio da vida do animal.

Adoração
Havia sete festas que assinalavam os feriados nacionais e religiosos, e que costumavam ser celebradas em família. Estas ocasiões muito nos ensinam sobre a adoração a Deus, tanto em celebração como em dedicação silenciosa.

Saúde
Regras civis acerca de alimentação, doenças e sexo eram ensinadas. Nestes princípios físicos, muitos princípios espirituais eram sugeridos. Israel tinha de ser diferente das nações vizinhas. Deus estava conservando Israel de males e problemas de saúde na comunidade.

Santidade
Santo significa “separado” ou “consagrado”. Deus retirou o seu povo do Egito e agora retirava o Egito do se povo. Ele estava lhes mostrando como trocar o modo de viver e pensar egípcio pelos seus caminhos. 
Levitas
Os levitas e sacerdotes instruíam o povo acerca da adoração. Eles eram os ministros dos seus dias. Também regulavam as leis morais, civis e cerimoniais, e supervisionavam a saúde, a justiça e o bem-estar da nação. 

PROPÓSITO
Um manual para os sacerdotes e levitas traçarem suas responsabilidades quanto à adoração e um guia de vida santa para os hebreus.

AUTOR
O autor não é citado nominalmente. Segundo o registro aqui, Deus fala frequentemente com Moisés e/ou Arão, mas não ordena que suas leis sejam escritas. É possível que Moisés as tenha anotado, ou um escritor posterior pode ter posto em ordem a matéria original de Moisés.

DATA
1445-1444 a.C.

PESSOAS-CHAVE
Moisés, Arão, Nadabe, Abiú, Eleazar e Itamar.

VERSÍCULO-CHAVE
"Fala a toda a congregação dos filhos de Israel, e dize-lhes: Santos sereis, porque eu, o SENHOR vosso Deus, sou santo." (Levítico 19:2).

ESBOÇO

A. ADORANDO AO DEUS SANTO (1.1-17.16)
  1. Instruções para as ofertas
  2. Instruções para os sacerdotes
  3. Instruções para o povo
  4. Instruções para o altar
Deus forneceu instruções específicas para a adoração que lhe era agradável. Estas instruções nos ensinam a respeito da sua natureza e nos ajuda a desenvolver uma atitude correta na adoração. Através dos sacrifícios, aprendemos sobre a seriedade do pecado e a importância de pedir perdão a Deus.

B. VIVENDO EM SANTIDADE (18.1-27.34)
  1. Normas para o povo
  2. Leis para os sacerdotes
  3. As festas e as estações
  4. Recebendo a bênção de Deus
Deus deixou claro o padrão de vida santa que os israelitas deveriam seguir. Eles precisavam estar separados e distintos das nações pagãs que os cercavam. Da mesma forma, todos os crentes devem ser separados do pecado e dedicados a Deus. Ele ainda deseja remover o pecado do seu povo.


Assuntos Relacionados
O Livro de Gênesis
O Livro do Êxodo
O Livro de Números
O Livro de Deuteronômio
O Livro de Josué
O Livro dos Juízes
O Livro de Rute




Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, reservo o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica ou invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.