' '

PARÁBOLA DO SERVO FIEL E PRUDENTE

Na parábola do servo fiel e prudente encontramos a ênfase de servir ao Senhor servindo os nossos irmãos. Isto produz um ciclo de crescimento. Na medida em que crescemos espontaneamente desejamos servir aos irmãos e quanto mais os servimos mais vemos que precisamos crescer e buscamos mais maturidade.

"Quem é, pois, o servo fiel e prudente, que o seu senhor constituiu sobre a sua casa, para dar o sustento a seu tempo? Bem-aventurado aquele servo que o seu senhor, quando vier, achar servindo assim. Em verdade vos digo que o porá sobre todos os seus bens. Mas se aquele mau servo disser no seu coração: O meu senhor tarde virá; e começar a espancar os seus conservos, e a comer e a beber com os ébrios, virá o senhor daquele servo num dia em que o não espera, e à hora em que ele não sabe, e separá-lo-á, e destinará a sua parte com os hipócritas; ali haverá pranto e ranger de dentes." (Mateus 24.45-51).

Podemos dividir esta parábola em duas partes:
O trabalho e a recompensa dos servos e o tratamento do servo infiel.

I. O trabalho e a recompensa dos servos (24.45-47)

1. A casa 
A casa mencionada aqui inclui todos os crentes como mencionado em Hebreus 3.6 e 1 Timóteo 3.15.
A casa refere-se à igreja. Cristo, porém, como Filho, em sua casa; a qual casa somos nós, se guardarmos firme, até ao fim, a ousadia e a exultação da esperança. Para que, se eu tardar, fiques ciente de como se deve proceder na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, coluna e baluarte da verdade.

II. A incumbência do Senhor

1. Confiou os conservos
Isto nos fala de autoridade. Não significa que a parábola esteja relacionada apenas aos pastores e líderes, precisamos entender que cada membro da igreja possui uma esfera de autoridade.


2. Para dar o sustento
Isto aponta para o ministério. Mais uma vez precisamos lembrar que não é apenas o pastor que deve alimentar o rebanho, cada um de nós tem uma esfera de responsabilidade.
Quando ganhamos alguém para Cristo estamos recebendo a incumbência de cuidar e sustentar aquela pessoa espiritualmente. O evangelismo é uma prioridade da igreja, mas não é o único trabalho.

III. Ganhar as pessoas é o meio e não o fim. 

O fim é a edificação da igreja, que inclui tanto coletar o material quanto ajustá-lo na obra do edifício. Distribuir sustento, ou alimento no tempo certo é o nosso ministério.
Na igreja cada crente é um ministro por isso esta exigência pesa sobre todos nós.
Os pecadores precisam ter uma experiência de arrependimento e obediência e os membros precisam ser nutridos na Palavra de Deus e na unção do Espírito.
Todos nós somos ministros e todos somos responsáveis pela consolidação do novo convertido.

IV. A recompensa 

Isto aponta para a recompensa no milênio. Hoje estamos encarregados de uma obra pequena que na verdade é um treinamento e um teste para ver se somos aptos para assumir uma obra maior no reino. Se formos egoístas e preguiçosos aqui não temos chance de reinar lá.

V. O tratamento do servo infiel

1. O servo infiel é crente?

Cremos que o servo infiel é crente pelos seguintes motivos: o servo infiel está incluído entre os servos mencionados no verso 24. 45. O servo infiel chama o Senhor de “meu Senhor” (24.48), o que indica um relacionamento pessoal com Cristo.
O servo infiel crê no Senhor e também espera pela sua volta.

VI. Qual foi a falta do servo infiel 

No verso 49 vemos que a sua falta foi dupla:
a. Ele passou a espancar os seus conservos espancar aqui nos fala de um mau uso da autoridade. Quando consideramos que temos uma grande autoridade e consequentemente que somos maiores que os outros temos a tendência de abusar desta autoridade.
b. Comer e beber com ébrios, isto significa que esses servos passaram a ter comunhão com o mundo. Os homens desse mundo estão inebriados com as paixões e o pecado.

VII. Qual foi a consequência 

O Senhor voltou mais cedo do que o Servo mau esperava. A consequência foi que o Senhor lhe reservou a sorte junto com os incrédulos. Isto não significa que ele recebeu precisamente o mesmo julgamento, mas compartilham de um mesmo lugar. Sabemos que aqueles que não receberem a recompensa serão excluídos da presença do Senhor por um tempo.


11 comentários:

  1. Perfeita exegese do texto. Ajudou muito para a aula que tenho que dar sobre este texto. Outros comentaristas renomeados não tiveram tamanha sensibilidade de compreender e esclarecer o texto assim.
    Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela exegese , ótima explicação....

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela exegese do texto, bela aplicação...

    ResponderExcluir
  7. Como é que pode pequenos versículos ter tamanha explicação...amei a forma como foi tão fácil de se entender

    ResponderExcluir

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, reservo o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica ou invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.