' '

PARÁBOLA DO SERVO VIGILANTE

"Estejam cingidos os vossos lombos, e acesas as vossas candeias. E sede vós semelhantes aos homens que esperam o seu senhor, quando houver de voltar das bodas, para que, quando vier, e bater, logo possam abrir-lhe. Bem-aventurados aqueles servos, os quais, quando o Senhor vier, achar vigiando! Em verdade vos digo que se cingirá, e os fará assentar à mesa e, chegando-se, os servirá. E, se vier na segunda vigília, e se vier na terceira vigília, e os achar assim, bem-aventurados são os tais servos. Sabei, porém, isto: que, se o pai de família soubesse a que hora havia de vir o ladrão, vigiaria, e não deixaria minar a sua casa. Portanto, estai vós também apercebidos; porque virá o Filho do homem à hora que não imaginais." (Lucas 12.35-40).

Da mesma maneira como na parábola das dez virgens, sob o termo "candeias acesas" devemos compreender a luz espiritual, ou seja, o serviço devoto a Deus, quando em nossos corações está a luz da bem-aventurança de Deus, a qual sempre direciona nossa
vontade para o lado do bem, entretanto, exige de nós ou espera esforços correspondentes.

Para não ofertar suas dádivas aos descuidados, ela procura casos com os quais desperta-nos do frio descuido, para que a oferta das dádivas não seja em vão, pois até para nossos pequenos esforços, demonstra infinita generosidade. Na mesma medida com que o homem aproxima-se de Deus em suas intenções, Ele também aproxima-se do homem na concessão de suas dádivas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, reservo o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica ou invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.