' '

PARÁBOLA DA PORTA DO CURRAL DAS OVELHAS

"Na verdade, na verdade vos digo que aquele que não entra pela porta no curral das ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão e salteador. Aquele, porém, que entra pela porta é o pastor das ovelhas. A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz, e chama pelo nome às suas ovelhas, e as traz para fora. E, quando tira para fora as suas ovelhas, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz. Mas de modo nenhum seguirão o estranho, antes fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos. Jesus disse-lhes esta parábola; mas eles não entenderam o que era que lhes dizia. Tornou, pois, Jesus a dizer-lhes: Em verdade, em verdade vos digo que eu sou a porta das ovelhas. Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não os ouviram. Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens. O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância." (João 10.1-10).

Qual é a importância de uma porta em nosso dia a dia? 
Que problemas enfrentaríamos se elas não estivessem presentes? 
A porta é um objeto muito importante do nosso dia a dia. É ela uma via de acesso que nos permite entrar e sair dos mais diversos lugares. Sem ela nossas vidas seriam muito dificultosas e limitadas. Por outro lado, a palavra “porta” também pode ser usada com um sentido metafórico, por exemplo, quando dizemos que “uma porta se abriu para mim”.
Nesse contexto, porta tem como significado “oportunidade”.

Em João 10.9, Jesus afirma, metaforicamente, ser uma porta. Ele está falando sobre a cegueira espiritual depois de curar um cego físico. Ele estava acusando os fariseus de cegueira espiritual. Os fariseus se diziam pessoas especiais para levar as pessoas a Deus e não reconheciam o Messias (prometido). Os fariseus se diziam doutores da Lei e dos profetas, mas não compreenderam a presença daquele a quem as profecias falaram.

DOIS TIPOS DE APRISCO E DE PORTAS

1° TIPO DE PORTA - João 10.2,3

"Aquele, porém, que entra pela porta é o pastor das ovelhas. A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz, e chama pelo nome às suas ovelhas, e as traz para fora."

Nos vilarejos e nas cidades em si havia apriscos públicos para ovelhas, onde todo o rebanho do vilarejo era guardado quando e os pastores retornavam à noite para as suas casas. Esses apriscos eram protegidos por uma forte porta da qual apenas o guarda da mesma tinha a chave. 

2° TIPO DE PORTA – João 10. 7,8

"Tornou, pois, Jesus a dizer-lhes: Em verdade, em verdade vos digo que eu sou a porta das ovelhas. Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não os ouviram."

Quando as ovelhas saíam para as montanhas nas estações quentes, elas não retornavam à noite para o vilarejo de forma alguma; elas eram ajuntadas no aprisco das ovelhas na montanha. Esses apriscos nas montanhas eram espaços abertos cercados por uma mureta. Neles existia uma entrada por onde as ovelhas entravam e saíam; mas não havia nenhum tipo de porta. 

O que acontecia era que, à noite, o próprio pastor se deitava na entrada, e assim, nenhuma ovelha poderia sair ou entrar, exceto por cima de seu corpo.  No sentido mais literal, o pastor era a porta.


EU SOU A PORTA

Ao afirmar ser uma porta, Jesus estava dizendo afirmando duas verdades principais:
• Ele é acesso e segurança.
• Ele é uma via de acesso e uma oportunidade para as pessoas.
• O ser humano caído caminha por um mundo fechado.
• São poucas as oportunidades para uma vida feliz.
• Nele encontra-se a possibilidade de uma vida plena.

No mesmo capítulo 10.10, ele disse: mas eu vim para que as ovelhas tenham vida, a vida completa.
• Mas Ele também estava se comparando com os pastores daquela época que dormiam na porta do curral e se colocavam como proteção entre as ovelhas e os lobos ou ladrões.
• Quando afirma ser a porta, está ensinando que possui direitos sobre o rebanho e que somente com Ele as ovelhas estão em segurança.
• Ele veio para dar a vida pelas ovelhas (João 10.10,11,15,17) e guardá-las de todo o mal (João 10.28).

Reconhecer que Jesus é a porta não é suficiente. É necessário entrar por ele. Ele afirma: “Se alguém entrar por mim será salvo”.
• Há uma condição.
• Para gozar de seus benefícios é imprescindível passar por ele.
• Nesse sentido, estar perto também não é suficiente.
• Não há outra via de acesso.


11 comentários:


  1. /// Que o nosso Pai lhe dê intendimento
    👉🏾 Leia João 10 e reflita no mandamento do nosso Pai.

    O Bom Pastor Salvador (Messias) Ele e a porta estreita, Ele nos colocou em liberdade, somos livres de todo fardo pesado das portas largas (religiões).

    O Salvador (Messias) Isaías 7.14 👉🏿Mateus 1.23 👉🏿Apocalipse 3.12 (novo nome pois está no Reino) O Messias e a porta (Mateus 7.13) Nós o Conhecemos, e Ele nos chamou para fora das religiões, para fora dos apriscos católicos e evangélicos, e todo tipo de religiões criadas por anjos caídos (As portas largas) e a maioria passa por elas.

    O Messias nos conduziu para fora desses apriscos 👉🏽 A este o porteiro abre; e as ovelhas ouvem a sua voz; e ele chama pelo nome as suas ovelhas, e as conduz para fora 👉🏾João 10: 3.👈🏾
    Haverá um só rebanho
    👉🏾 4. Depois de conduzir para fora todas as que lhe pertencem, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz; suas ovelhas conhece seu único e verdadeiro pastor (o Messias).

    E desse modo, não dará ouvidos para os estranhos (religiosos que se Intitulam pastor).
    👉🏾5. mas de modo algum seguirão o estranho, antes fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos.
    👉🏾7. Em verdade, em verdade vos digo: eu sou a porta das ovelhas 👉🏾Mateus 7.13👈🏾.
    9. Eu sou a porta👉🏾 Apocalipse 3.12👈🏾 ; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens.

    O Salvador (Messias ) deu a sua vida pelas suas ovelhas (sua morte no madeiro)
    👉🏾11. Eu sou o bom pastor; o bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas.

    O Salvador (Messias) conhece suas ovelhas, e nós o conhecemos.
    👉🏾14. Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem,
    👉🏾15. assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas.

    Ainda há ovelhas que não são desses apriscos, e quem vai trazê-los é o Messias, a verdade do nosso Pai revelada para nosso Messias não pode parar, porque ainda existe ovelhas perdidas do Messias em outros apriscos (religiões), e importa muito pra ele conduzi-las para o seu rebanho, onde haverá só um rebanho é um só pastor verdadeiro.
    👉🏾 16. Tenho ainda outras ovelhas que não são deste aprisco; a essas também me importa conduzir, e elas ouvirão a minha voz; e haverá um rebanho e um pastor.

    As ovelhas do Messias muitas estão nesses apriscos; por isso nosso Pai o ama, porque ele deu sua vida pelas suas ovelhas.
    👉🏾17. Por isto o Pai me ama, porque dou a minha vida para a retomar.
    👉🏾18. Ninguém tira de mim, mas eu de mim mesmo a dou; tenho autoridade para a dar, e tenho autoridade para retomá-la. Este mandamento recebi de meu Pai.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Maravilha glorias a Deus todo poderoso

    ResponderExcluir
  5. Ótimo gostei muito dos ensinamentos

    ResponderExcluir
  6. Muito bom esse ensinamento sobre o salmo 23, Deus abençoe e capacite cada dia mais essa pessoa que escreveu esse comentario. Me ajudou muito.

    ResponderExcluir
  7. Muito bom mesmo também m ajudou muito, Amém glória à Deus

    ResponderExcluir
  8. Tem bastante utilidade esse ensino pra mim.....tô a pouco tmp estudando a palavra e tenho certeza de que me ajudará!

    ResponderExcluir
  9. excesso de anúncio prejudica a leitura

    ResponderExcluir

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, reservo o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica ou invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.