' '

Histórias bíblicas – parte 14

Abraão e Isaque

Imagem de Isaque sobre o altar do sacrifício e Abraão sofrendo com a faca na mão

Referência Bíblica: Gênesis 22:1-18, Hebreus 11:17-19

Deus novamente testou a fé de Abrão. Ele pediu que Abraão sacrificasse Isaque sobre um altar. Normalmente a devoção era feita com sacrifício de um animal (cordeiro ou cabrito) mas agora, Deus disse: "— Tome seu único filho, a quem você ama e ofereça-o em sacrifício, numa montanha em Moriá".

Este era um pedido muito difícil, pois significava que Abraão teria de oferecer a vida do seu precioso filho a Deus. Mas apesar desse pedido parecer horrível, Abrão entendia que Deus sempre faz o que é certo. Se ele obedecesse, Deus faria o melhor no final. Talvez pensou que Deus poderia até deixar Isaque morrer, mas tinha todo poder para ressuscitar o seu filho. Ele creu em Deus. Sim, mesmo sem entender, Abraão obedeceu a Deus.

Quando pai e filho chegaram no topo da montanha indicada, eles começaram a construir o altar e Isaque perguntou pelo animal que seria sacrificado. Abraão disse: "— Deus proverá o cordeiro, meu filho". Só ele sabia o que Deus lhe tinha pedido.

Quando tudo estava pronto para a hora do sacrifício, Abraão deitou o filho sobre a lenha do altar. Quando Abraão pegava na faca, para dar o golpe fatal, o Anjo do Senhor gritou do céu: — "Abraão! Abraão não toque no rapaz! Não lhe faça mal algum. Agora sei que você teme a Deus de fato. Não me negou nem mesmo seu filho, seu único filho!"

Então Abrão se levantou e viu um carneiro preso nos arbustos e sacrificou-o no lugar de seu filho.

Para reflexão: A fé de Abraão foi testada quando o Senhor lhe pediu que sacrificasse Isaque
Provavelmente já compreendia que Deus era superior e moralmente distinto dos deuses pagãos que exigiam sacrifícios humanos. Mas só pôde confirmar isso nos instantes finais...

  • Para Abraão não foi fácil tomar a decisão de obedecer a Deus, neste nesta situação tão difícil. O que terá pensado Abraão com este pedido?
  • Qual o seu nível de disposição em entregar (sacrificar) tudo que mais ama a Deus?

Para meditar, leia: Gênesis 22:1-18, Hebreus 11:17-19, Salmo 37:5

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, reservo o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica ou invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.