' '

Personagens bíblicos femininos


Abigail

Abigail era uma mulher bonita e inteligente mas seu marido, Nabal, era ruim. Quando o rei Davi passou por sua propriedade e pediu ajuda, Nabal recusou mas Abigail ignorou seu marido e deu a ajuda que Davi precisava. Pouco tempo depois, Nabal morreu de repente e Abigail se tornou esposa de Davi, que admirou sua sabedoria.

Ana

A Ana mais conhecida da Bíblia foi a mãe do profeta Samuel. Ela era estéril mas um dia orou no templo pedindo um filho e prometeu dedicá-lo a Deus. Sua oração foi atendida e seu filho Samuel cresceu no templo. Deus ainda abençoou Ana com mais cinco filhos! Outra Ana na Bíblia foi uma profetisa idosa que reconheceu que o bebê Jesus era o salvador prometido por Deus quando ele foi dedicado no templo. 

Débora

Na época dos juízes, uma mulher chamada Débora liderou o povo de Israel durante algum tempo. Ela era profetisa e julgava questões trazidas pelo povo. Débora também juntou o exército e motivou o comandante Baraque a lutar contra os inimigos que oprimiam os israelitas. Debaixo da liderança de Débora, os israelitas tiveram uma grande vitória e paz por 40 anos. 

Ester

A Bíblia os conta que Ester era uma israelita bonita, sábia, temente a Deus e causava boa impressão em todos que a conheciam. Seu charme conquistou o rei da Pérsia e ela se tornou rainha. Quando um oficial ruim chamado Hamã tentou exterminar todos os israelitas no império romano, Ester usou a sabedoria e diplomacia para convencer o rei a proteger seu povo. Assim, ela salvou os israelitas de um grande massacre. 

Isabel

Isabel era a mãe de João Batista e parente de Maria, mãe de Jesus. Ela era estéril mas Deus lhe deu um filho quando era idosa, anunciando que ele seria o profeta que prepararia o caminho para a vinda do salvador. Quando Maria, grávida, veio visitar, o bebê dentro de Isabel se agitou e Isabel reconheceu que o filho de Maria seria o salvador prometido por Deus.

Lia

Lia foi a primeira esposa de Jacó, que lhe deu seis filhos e uma filha. Mas Jacó não amava Lia. Ele queria casar com sua irmã, Raquel, mas foi enganado. Por fim, ele casou com as duas mas dava todo seu amor a Raquel. Deus consolou Lia, dando-lhe muitos filhos, que se tornaram os patriarcas de seis tribos de Israel. Significado: (possivelmente) cansada, ou olhos meigos ou vaca selvagem.

Maria

Maria é a forma grega do nome hebraico Miriã e era muito popular na época de Jesus. A maria mais famosa da Bíblia foi a mãe de Jesus, que ficou grávida quando ainda era virgem. No dia de Pentecoste, depois da ressurreição de Jesus, ela estava junto com os outros discípulos quando receberam o Espírito Santo. Algumas outras mulheres chamadas Maria acompanharam Jesus durante seu ministério, como Maria Madalena e Maria, irmã de Marta e Lázaro.

Maria Madalena

Maria Madalena foi uma importante discípula de Jesus, originária da cidade de Magdala. Curada por Jesus, Maria Madalena se tornou uma seguidora fiel, auxiliando Jesus e seus discípulos na pregação do evangelho. Ela esteve presente em momentos cruciais, como a crucificação e sepultamento de Jesus, e foi a primeira a testemunhar e anunciar sua ressurreição. 

Marta

Marta era irmã de Maria e Lázaro e era boa amiga de Jesus. Certa vez, quando Jesus veio visitar sua casa, Marta ficou chateada com sua irmã porque ela não estava ajudando a tomar conta dos hóspedes. Jesus corrigiu Marta, explicando que Maria tinha mais razão, porque estava sentada escutando seu ensino. Em outra ocasião, quando seu irmão morreu, Marta declarou sua fé que Jesus era o salvador e ele ressuscitou Lázaro. 

Miriã

A irmã mais velha de Moisés se chamava Miriã. Em bebê, Moisés foi colocado num cesto no rio Nilo e Miriã seguiu o cesto. Quando a filha do faraó encontrou o menino na água, Miriã sugeriu sua mãe para ser sua babá. Moisés foi adotado como príncipe mas, graças a Miriã, manteve contato com sua mãe biológica. Miriã também era profetisa e tinha uma posição de autoridade entre os israelitas quando saíram do Egito.

Rute

Rute não era israelita mas ela escolheu seguir a Deus e decidiu cuidar de sua sogra israelita quando as duas ficaram viúvas. Trabalhadora e fiel, Rute ganhou o respeito de todos que a conheciam e chamou a atenção de um homem bondoso chamado Boaz. Deus abençoou a fidelidade de Rute e ela casou com Boaz, tendo um filho chamado Obede, que foi o avô do rei Davi, antepassado de Jesus. 

Priscila

Priscila e seu marido Áquila eram amigos e companheiros do apóstolo Paulo. Juntos, o casal cuidava de uma igreja e apoiava Paulo sempre que podiam. Além disso, eram bons professores. Certa vez, Priscila e Áquila encontraram um homem chamado Apolo que era um bom pregador mas não tinha muito conhecimento do evangelho. Juntos, o casal lhe ensinou mais da verdade e o ajudaram a ser um pregador melhor.

Raquel

Raquel era muito bonita e Jacó se apaixonou por ela. Ele trabalhou sete anos para poder casar com ela, mas depois seu sogro o enganou e lhe deu Lia, a irmã mais velha de Raquel. Jacó acabou casando com as duas, em troco de mais sete anos de trabalho, mas Raquel foi sempre sua favorita. Raquel era estéril mas Deus permitiu que ela tivesse dois filhos: José, que mais tarde salvou sua família da fome, e Benjamim, o mais novo da família, Raquel morreu dando à luz Benjamim.

Rebeca

Rebeca foi a esposa de Isaque, filho de Abraão. Isaque se apaixonou por ela assim que a viu e foi fiel a ela pelo resto da vida. Rebeca era estéril mas Isaque orou por ela e Rebeca ficou grávida de gêmeos: Esaú e Jacó. O filho favorito de Isaque era Esaú mas o favorito de Rebeca era Jacó. Rebeca ajudou Jacó a enganar Isaque a dar-lhe a bênção de filho mais velho, apesar de ser o mais novo, e depois ajudou Jacó a fugir da fúria de seu irmão.

Sara

Sara era a esposa de Abraão e foi com ele quando passou a morar em tendas, viajando por Canaã. Ela era estéril e idosa mas Deus prometeu que teria um filho. De início, Sara teve dificuldade em acreditar, mas Deus foi fiel e, aos 90 anos de idade, Sara teve um menino chamado Isaque. Assim, Sara se tornou a mãe do povo de Israel. 

Tabita

Tabita, também conhecida como Dorcas, era uma mulher cristã muito piedosa. Ela dava esmolas, fazia roupas para as pessoas mais necessitadas e se dedicava outras boas obras. Sua bondade era admirada por todos que a conheciam. Um dia, ela ficou doente e morreu. O apóstolo Pedro estava passando por lá e, quando ouviu o que tinha acontecido, foi para o quarto onde ela estava e orou por ela. Tabita abriu os olhos e voltou a viver! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, reservo o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica ou invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.