' '

Histórias bíblicas – parte 9

Conheça as histórias bíblicas mais fascinantes e aumente o seu conhecimento das Escrituras. Aprenda algumas histórias super conhecidas, outras pouco contadas e reflita sobre personagens e episódios marcantes da Bíblia. Descubra a grande História de Deus através de toda a narrativa bíblica e compreenda como todas as histórias apontam para Jesus Cristo.

Caim mata seu irmão Abel

Caim e Abel

Referência Bíblica: Gênesis 4:1-16

Depois que Adão e Eva foram expulsos do jardim do Éden, eles encontraram um outro lugar para morar onde poderiam cultivar e criar animais. Eles tiveram filhos ali. Caim, o mais velho, era agricultor e Abel, o mais novo, foi pastor de ovelhas. Depois de certo tempo, ambos foram apresentar uma oferta ao Senhor. Caim ofereceu um presente dos frutos da terra e Abel ofereceu as primeiras e melhores crias do seu rebanho.

Deus ficou contente com a oferta trazida por Abel, mas não se agradou de Caim, nem da sua oferta. Por isso Caim ficou irado e com a cara fechada. Então o Senhor lhe perguntou: — Por que você ficou irritado e com essa cara fechada, Caim? Se você agir bem, também não será aceito? Mas se agir mal, o pecado ficará à porta, a espera para lhe atacar. Ele quer lhe destruir, mas você deve dominá-lo.

Certo dia, Caim chamou o seu irmão para irem ao campo. Abel foi com ele e, de repente, Caim atacou o irmão e o matou.

O Senhor perguntou: — Caim, onde está o seu irmão?
Caim respondeu: — Não sei. Por acaso sou o guarda do meu irmão? Então Deus insistiu: — O que é que você fez, Caim? O sangue que você derramou do seu irmão, clama a mim desde a terra. Por isso, você é amaldiçoado pela terra que se abriu para receber o sangue de Abel. Quando você cultivar o solo ele não voltará a lhe dar a sua riqueza. E você vai anda perdido e errante pelo mundo.

Caim respondeu: — O meu castigo é muito maior do que eu possa suportar! Se me expulsa desta terra para viver como um foragido, terei que fugir de todos. Qualquer pessoa que me encontrar poderá me matar. Mas Deus lhe disse: — Não será assim. Quem lhe matar será vingado 7 vezes. E o Senhor pôs-lhe um sinal, para que não pudesse ser morto por quem o encontrado.

Então Caim afastou-se da presença de Deus e foi viver em Node, a leste do Éden.

Para reflexão: Deus vê e sabe tudo que acontece

  • Um abismo chama outro abismo. Que atitudes Caim teve até provar ser totalmente rebelde diante de Deus?
  • Caim ofereceu algo que não agradou a Deus. Mas não aproveitou a oportunidade de obedecer e corrigir (Gênesis 4:7). Em vez disso, ele ficou zangado quando descobriu que Deus não aceita qualquer tipo de adoração e matou o seu irmão. Que sentimentos podemos identificar em Caim? E em Abel? Que sentimentos há hoje no seu coração?

Medite nisto e leia: Hebreus 11:4, Gênesis 4:7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, reservo o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica ou invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.