As
sete igrejas da Ásia Menor, são, originalmente, as destinatárias do livro do
Apocalipse. Essas igrejas ficaram popularmente conhecidas como “as sete igrejas do Apocalipse“.
O número “sete” é muito representativo na construção do livro do Apocalipse.
O número “sete” é aplicado explicitamente 54 vezes em todo livro, incluindo: as
sete igrejas, sete estrelas, sete espíritos, sete selos, sete
trombetas, sete
taças etc. Implicitamente temos várias aplicações como: sete
seções que dividem o livro, sete bem-aventuranças, sete referências a Palavra
de Deus, sete vezes a referência “Deus todo poderoso”, dentre outras.
As sete igrejas do
Apocalipse
A relação das sete igrejas
pode ser encontrada facilmente logo no capítulo 1 do livro do Apocalipse (Ap
1:11), sendo elas: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia, e
Laodicéia.
Os sete castiçais e as sete estrelas
Após receber a ordem
de escrever o livro para as sete
igrejas, João teve uma visão de Cristo andando no meio de sete castiçais
(ou candeeiros), e, entre outras características, Ele tinha em sua destra sete
estrelas.
Os sete castiçais de ouro
representam as sete igrejas, e as sete estrelas representam os anjos das sete
igrejas.
Os anjos das sete igrejas
As cartas são endereçadas ao
anjo de cada igreja, isso fica claro no texto. Existem duas interpretações
sobre quem seriam os anjos das sete igrejas:
·
A primeira interpretação defende que se trata
de seres celestiais, ou seja, literalmente anjos. Essa interpretação busca
algumas referências no Antigo Testamento onde seres celestiais são designados a
ajudar e proteger um determinado povo. Porém, porque João escreveria para
anjos, sendo que eles estão constantemente na presença de Deus? Como seria
possível escrever um livro e enviar a um anjo? Estas e outras objeções são as
maiores fraquezas desta posição.
·
A segunda interpretação considera
principalmente o fato de que a palavra “anjo” significa literalmente
“mensageiro”, que pode ser tanto um ser celestial como um humano. Sendo humano,
a palavra “anjo” cabe perfeitamente aos lideres das igrejas. Uma fraqueza desta
posição é que em nenhum outro lugar da Bíblia líderes da Igreja (presbíteros,
bispos, pastores) são identificados como “anjos”.
A estrutura das sete cartas
É importante entender
que o livro do Apocalipse é uma
unidade, e seu conteúdo como um todo foi destinado às sete igrejas,
embora dentro do próprio Apocalipse temos de forma claramente dividida sete
cartas às sete igrejas. Isso não significa que foram escritos sete livros
individuais, mas, muito provavelmente, um único livro que foi lido em cada uma
das sete igrejas, tendo na seção inicial uma carta individual a cada uma delas.
Boa parte dos estudiosos concorda que essa posição.
Em cada uma dessas cartas
individuais dentro do Apocalipse, podemos notar um padrão de organização do
conteúdo.
·
Saudação e destinatário: “Ao
anjo da Igreja em Éfeso…” (2:1,8,12,18; 3:1,7,14);
·
Autodesignação de Cristo: “Aquele
que conserva na mão direita as sete estrelas…” (2:1,8,12,18; 3:1,7,14). Note
que existe um paralelo entre quase todos esses títulos com a descrição
simbólica de Cristo no capítulo 1:12-20);
·
Aprovação: “Conheço
as tuas obras, assim o teu labor como a tua perseverança…” (apenas a igreja de
Laodicéia não recebe aprovação);
·
Condenação: “Tenho,
porém, contra ti…” (as igrejas de Esmirna e Filadélfia não possuem nada
condenável);
·
Advertência e ameaça: “Lembra-te,
pois, de onde caíste… se não…” (as igrejas de Esmirna e Filadélfia não recebem
advertências);
·
Exortação: “Quem
tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.”;
·
Promessa: “Ao
vencedor dar-lhe-ei de comer da árvore da vida…”.
As características de cada
igreja nas sete cartas
- Éfeso: a Igreja
de Éfeso é elogiada por seu bom trabalho, por rejeitar o mal, por sua
perseverança e por ser paciente. A crítica fica por conta do esfriamento
de seu primeiro amor. A recomendação é que a igreja se arrependa e volte a
praticar as primeiras obras. Éfeso recebe como promessa a árvore da vida.
- Esmirna: a
Igreja de Esmirna é elogiada por suportar o grande sofrimento a que estava
sendo submetida. Esmirna não recebe nenhuma critica. A recomendação é de
que sejam fiéis até a morte e resistam à perseguição. Esmirna recebe como
promessa a coroa da vida.
- Pérgamo: a
Igreja de Pérgamo é elogiada por manter a fé e a confiança em Cristo. É
criticada por tolerar a imoralidade, a idolatria e as heresias. A
recomendação é um convite ao arrependimento. Pérgamo recebe como promessa
o maná escondido e uma pedra com novo nome.
- Tiatira: a
Igreja de Tiatira é elogiada pelo amor, fé e paciência que demonstra.
Também pelo serviço prestado, e as boas obras que melhoraram em relação ao
início. É criticada por tolerar a idolatria e a imoralidade. A
recomendação é que sejam fiéis, pois o julgamento está próximo. Recebem a
promessa de que governarão nações e receberão a estrela da manhã.
- Sardes: na
Igreja de Sardes alguns têm sido fiéis, porém é duramente criticada por
ser uma igreja morta. A recomendação é para que se arrependam e fortaleçam
o que ainda lhes restam. Aos fiéis são prometidos vestidos brancos.
- Filadélfia: a
Igreja de Filadélfia é elogiada por perseverarem na fé, por obedecerem a
Cristo e honrarem seu nome. Filadélfia não recebe nenhuma crítica. A
recomendação é para que sejam fiéis. Para Filadélfia é prometido um lugar
na presença de Deus, um novo nome e a Nova Jerusalém.
- Laodicéia: a
Igreja de Laodicéia não é elogiada em nada, ao contrário, é criticada por
ser morna, indiferente, e por não perceber a própria condição miserável em
que se encontra. Laodicéia recebe a recomendação para se arrependerem e
serem zelosos, e os que vencerem recebem a promessa de que compartilharão
do trono de Cristo.
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