' '

O Evangelho segundo Mateus

O primeiro livro do Novo Testamento é um dos quatro registros da vida de Jesus conhecido como os evangelhos. Mateus escreveu principalmente para mostrar aos judeus que Jesus é o Messias das profecias do Antigo Testamento, mas o livro é valioso para todos – judeus e outros – para conhecer o Filho de Deus e seu trabalho importante aqui na terra.

Mateus, conhecido também como Levi, foi um dos apóstolos de Jesus. Ele acompanhou o Senhor durante seu ministério e, depois, escreveu sobre a vida e o ensinamento de seu Mestre. Mateus, como Lucas, traça a história desde o nascimento de Jesus, mas dedica quase todo o livro à vida adulta, especificamente ao período do ministério do Senhor nos últimos três anos da sua vida.


O livro de Mateus cita dezenas de profecias do Antigo Testamento, frequentemente ligando estas profecias aos atos e às palavras de Jesus. Mais de 12 vezes, o livro fala especificamente sobre os acontecimentos como cumprimento de profecias do Velho Testamento. Estas citações são importantes para defender a posição de Jesus como o Messias, o Ungido prometido ao longo dos séculos anteriores.

O conteúdo de Mateus

Os capítulos 1 e 2 falam do nascimento e infância de Jesus, começando com a genealogia a partir de Abraão, o pai da nação.

O Capítulo 3 descreve o trabalho preparatório de João Batista e o batismo de Jesus no rio Jordão.

O capítulo 4 relata as tentativas de que Jesus sentiu no deserto e o início do seu trabalho de pregar o evangelho do reino de Deus.

Os Capítulos 5 a 7 apresentam o Sermão do Monte, uma mensagem que pode ser vista como a constituição do reino do Senhor. Esta pregação é de suma importância no ensinamento de Jesus.

Capítulos 8 a 18 continuam o foco no trabalho de Jesus na Galileia. Nestes capítulos, encontramos diversos milagres que Jesus realizou para defender suas orações. Neste período, ele escolheu 12 homens como apóstolos para levar a mensagem aos outros, começando com os próprios judeus. Ele usou, também, muitas parábolas para verdades pedagógicas espirituais por meio de comparações com coisas do dia a dia. Um dos eventos mais importantes desta parte do livro é a transfiguração, um acontecimento impressionante que experimentou para os apóstolos presentes a posição de Jesus como o Filho de Deus (Mateus 17:1-8).

Os capítulos 19 e 20 falam do período do ensinamento de Jesus na Pereia, região do lado oriental do rio Jordão.

Os capítulos 21 a 28 enfocam uma semana na vida de Jesus, seus últimos dias na Judeia e sua morte, sepultamento e ressurreição. O livro termina com as orientações que ele deu aos apóstolos, os homens enviados ao mundo com esta mensagem salvadora de Jesus Cristo.

No estudo de Mateus, temos o privilégio de examinar a vida da pessoa mais importante de toda a história. Depois de séculos de profecias nas Escrituras judaicas, a esperança dos servos do Senhor foi realizada na vinda ao mundo de Jesus Cristo, o Filho de Deus. Ele apresentou desafios críticos para seus ouvintes e, por meio deste registro escrito, para todos nós. Jesus nos chama para uma transformação de caráter para nos tornarmos cidadãos do reino de Deus! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, reservo o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica ou invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.