A mulher que sofria de um fluxo de sangue considerou em seu coração que bastava tocar na orla das vestes de Jesus para ser curada, porém, como aproximar-se de Jesus, sem contaminar a multidão? E o que faria a multidão se descobrisse que uma mulher imunda havia saído no meio do povo, deliberadamente, para se esbarrar em todos, deixando–os imundos?
“E foi com ele e seguia-o uma grande multidão, que o apertava. E certa mulher que, havia doze anos, tinha um fluxo de sangue e que havia padecido muito, com muitos médicos e despendido tudo quanto tinha, nada lhe aproveitando isso, antes, indo a pior; Ouvindo falar de Jesus, veio por detrás, entre a multidão, e tocou na sua veste. Porque dizia: – Se tão-somente tocar nas suas vestes, sararei. E logo se lhe secou a fonte do seu sangue; e sentiu no seu corpo estar já curada daquele mal. E logo Jesus, conhecendo que a virtude de si mesmo saíra, voltou-se para a multidão e disse: Quem tocou nas minhas vestes? E disseram-lhe os seus discípulos: Vês que a multidão te aperta e dizes: Quem me tocou? E ele olhava em redor, para ver quem isto fizera. Então, a mulher, que sabia o que lhe tinha acontecido, temendo e tremendo, aproximou-se e prostrou-se diante dele e disse-lhe toda a verdade. E ele lhe disse: Filha, a tua fé te salvou; vai em paz e sê curada deste teu mal.” (Mc 5:24-34).
O que há de tão importante, no milagre da mulher com um fluxo de sangue, que levou três evangelistas a narrarem o mesmo milagre? No que implicava uma mulher sofrer hemorragia constante àquela época? Como dimensionar a fé em Cristo, daquela mulher?
Em primeiro lugar, é essencial deixar registrado que os milagres narrados pelos apóstolos, têm a função precípua de levar os homens a crerem que Cristo é o Filho de Deus. “Jesus, pois, operou, também, em presença de seus discípulos, muitos outros sinais, que não estão escritos neste livro. Estes, porém, foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome.” (Jo 20:30-31)Marcos e Lucas registraram que a mulher já havia gasto todos os seus bens com médicos, porém, não puderam curá-la (Mc 5:26; Lc 8:43).
Já, os evangelistas Mateus e Marcos destacam que a mulher sofria de hemorragia, há doze anos, e, ao ouvir falar de Jesus, passou a acreditar que, se somente tocasse em suas vestes, haveria de ser curada: “Porque dizia consigo: Se eu tão-somente tocar a sua roupa, ficarei sã”. (Mt 9:21).
Porém, havia um entrave: a mulher, por ter um fluxo de sangue, pela lei de Moisés, era considerada imunda: “Também a mulher, quando tiver o fluxo do seu sangue, por muitos dias fora do tempo da sua separação ou, quando tiver fluxo de sangue, por mais tempo do que a sua separação, todos os dias do fluxo da sua imundícia será imunda, como nos dias da sua separação.” (Lv 15:25). Os dias de separação de uma mulher, durante a sua menstruação mensal, era de 7 dias, conforme Lv 15.19: Mas a mulher, quando tiver fluxo, e o seu fluxo de sangue estiver na sua carne, estará sete dias na sua separação e qualquer que a tocar, será imundo, até à tarde.
Além do sofrimento físico e da desesperança, a mulher do fluxo de sangue não podia participar das festas religiosas. Ela não podia ficar fora do templo, junto com as outras mulheres e nem ir à sinagoga (Lv 15:25-33). Ela tinha que permanecer confinada e isolada! Não podia relacionar-se com as pessoas, nem mesmo com os seus familiares, pois, tudo o que ela tocava tornava-se imundo!
Embora ciente dos riscos de ser surpreendida, a mulher entrou no meio da multidão e, ao chegar por trás, tocou na orla das vestes de Cristo e, imediatamente, ficou sã. Foi quando Jesus perguntou: “Quem é que me tocou?” (Lc 8:45).
Como deve ter ficado apreensiva a mulher, quando foi descoberto o seu ato, de tocar nas vestes de Cristo! – Será que Jesus vai me recriminar por ter saído em meio a multidão sendo imunda? O que dirão os seus discípulos e a multidão? Será que todos ali presentes serão obrigados a se recolherem em casa, para cumprirem o tempo determinado na lei, para a purificação? “Ordena aos filhos de Israel que lancem fora do arraial a todo o leproso, a todo o que padece fluxo e a todos os imundos, por causa de contato com algum morto” (Nm 5:2).
Enquanto as questões se avolumavam na mente da mulher, Jesus continuava a perguntar: “Quem é que me tocou?” (Lc 8:45 ). A multidão continuou negando e Pedro, juntamente com o outros discípulos, tentaram dissuadir a Cristo, argumentando: “E, negando todos disse Pedro e os que estavam com ele: Mestre, a multidão te aperta e te oprime e dizes: Quem é que me tocou?” (Lc 8:45).
Jesus, porém, continuou a olhar entre a multidão para ver quem havia lhe tocado! No verso 33, de Lucas 8, fica nítido o quanto ela considerou, antes de revelar-se, pois, sabia que havia contrariado a lei, indo até Jesus, em meio a uma multidão. A mulher, ciente do que havia ocorrido, com medo e tremendo, aproximou-se, prostrou-se diante de Cristo e disse toda a verdade.
Foi quando Jesus a acalmou, ao dizer: “Filha, a tua fé te salvou; vai em paz e sê curada deste teu mal” (Lc 8:48).
Por causa da fidelidade de Cristo Jesus, que honra aqueles que n’Ele confiam, a mulher foi salva, recebida por filha, curada do fluxo de sangue e despedida em paz. Toda a confiança surgiu quando a mulher, simplesmente, ouviu falar de Jesus: “Ouvindo falar de Jesus, veio por detrás, entre a multidão, e tocou na sua veste. Porque dizia: Se tão-somente tocar nas suas vestes, sararei.” (Mc 5:27,28).A confiança dessa mulher nos ensina que Jesus é a água viva, fonte inesgotável, pois, qualquer imundo que tocá-lo é limpo da sua imundície. “Porém a fonte ou, cisterna, em que se recolhem águas, será limpa…” (Lv 11:36).
Através dela, somos ensinados que Cristo é a semente incorruptível, o Verbo encarnado, pois, até mesmo os ‘cadáveres’ que sobre Ele caírem tornam-se limpos: “E se, dos seus cadáveres, cair alguma coisa, sobre alguma semente que se vai semear, será limpa.” (Lv 11:37)
A confiança não surge do sofrimento ou, das mazelas diárias, antes, tem origem na palavra da verdade. Ela passou a confiar, a partir do momento que ouviu acerca de Cristo (v. 27). Quando ela ouviu acerca d’Ele e refletiu (v. 28), foi tomada de confiança, que superou todos os medos (v. 33).
Se ela não tivesse ouvido acerca do Cristo, jamais teria confiança, pois, a fé vem pelo ouvir e o ouvir a palavra de Deus (Rm 10:17). Ao ouvir, acerca daquele homem, ela foi invadida por uma confiança tal que considerou que, se tão somente tocasse nas suas vestes, ela seria curada.
A confiança que ela depositou em Cristo era diferente da confiança que tivera nos médicos. A confiança nos médicos levou-a a gastar tudo o que possuía, mas, a confiança em Cristo, levou-a a desafiar as suas próprias crendices, as disposições da lei e a religiosidade: aquele homem tinha poder para sará-la daquele mal.
Se a notícia, acerca de Cristo, não houvesse operado uma transformação (metanoia) no modo de pensar da mulher, jamais ela iria, intencionalmente, tocar em Jesus, pois, estaria presa ao pensamento de que poderia contaminá-lo.
Após apresentar-se prostrada, aos pés de Cristo, diante da multidão, e tendo declarado a sua intenção e confiança, Jesus lhe disse: “Filha, a tua fé te salvou; vai em paz e sê curada deste teu mal.” (Mc 5:34). Por crer que Jesus podia purificá-la daquele mal, a mulher foi salva por Cristo e, em seguida, curada do fluxo de sangue.
O que salvou a mulher? A ‘confiança’ dela ou, a ‘fé que se tornou manifesta’?
Ora, sabemos que quem salvou a mulher foi Cristo, pois, Ele é a fé que havia de se manifestar. “Mas, antes que a fé viesse, estávamos guardados debaixo da lei e encerrados para aquela fé que se havia de manifestar.” (Gl 3:23). Antes de Cristo ser anunciado, ela confiava na lei e a confiança dela não podia salvá-la, nem do pecado e nem da enfermidade, porém, quando ela confiou em Cristo, o dom de Deus, ela foi salva da condenação herdada de Adão e foi curada da enfermidade física. “Porque, pela graça sois salvos, por meio da fé e isso não vem de vós, é dom de Deus.” (Ef 2:8); “Jesus respondeu e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias e ele te daria água viva.” (Jo 4:10)
Uma coisa é certa: confiança, à parte da fé, que é Cristo, não salva. Confiar nos médicos, na lei, na religiosidade, etc., nada produz, mas, diante da fé manifesta, que é dom de Deus, se o homem confiar, será salvo.
O homem é justificado por Cristo, a fé que havia de se manifestar, a fé que uma vez foi dada aos santos, “Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo,” (Rm 5:1); “Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé, sem as obras da lei” (Rm 3:28).
Aquele que confia no Verbo que se fez carne, o autor e consumador da fé, tem a vida eterna, pois, a confiança advém da palavra de Deus, que é firme e permanece para sempre, “Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas, aquele que não crê no Filho, não verá a vida, mas, a ira de Deus sobre ele permanece.” (Jo 3:36).
A crença da mulher a salvou, porque ela creu naquele que tem poder para justificar o ímpio ou, seja, a crença dela lhe foi imputada como justiça, assim, como ocorreu com Abraão. “Mas, aquele que não pratica e crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça.” (Rm 4:5 ); “E creu ele no SENHOR e imputou-lhe isto por justiça” (Gn 15:6).
Fonte: estudobiblico.org
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, reservo o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica ou invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.