Em Salmo 6 é registrado o
luto pessoal do Rei Davi. Ele revela como o salmista pediu misericórdia ao
Senhor durante um período de extrema dor e sofrimento. No momento de dor, Davi
expressou sua total confiança em Deus.
O título do Salmo 6 também
traz uma instrução musical: “Ao mestre do canto, com instrumentos de oito
cordas”.
O Salmo termina assim: Deus
aceitou minha oração “.
Servimos a um Deus que nos ouve. Um Deus que muda as circunstâncias. Deus cura
nossa dor e eleva nossas almas.
Não
me castigue, ó Altíssimo
Ó Criador, não me repreenda
na tua ira, nem me castigue no teu furor. (Salmo 6:1)
A combinação de castigue… repreenda com ira… ardente descontentamento indica
que o salmista pensava haver algum pecado por trás de seu sofrimento, embora o pecado
não seja especificado.
A ligação entre pecado e
sofrimento é um tema comum nos salmos de lamentação; ela faz parte do
pensamento de pessoas que sofrem mesmo quando não há um pecado específico em
mente; os termos relacionados à ira de Deus são uma maneira de expressar este
pensamento (Sl 38:1), (Sl 118:18).
A abertura deste salmo fez
com que os pais da igreja primitiva o incluíssem entre os sete salmos
penitenciais (Sl 6:), (Sl 32), (Sl 38),
(Sl 51), (Sl 102), (Sl 130), (Sl 143).
Misericórdia
Tem misericórdia de mim, Ó
Pai, porque sou fraco; Ó Deus Todo Poderoso, sara-me porque os meus ossos estão
perturbados. Minha alma também está dolorosamente perturbada; mas tu, ó Pai,
por quanto tempo? (Salmo 6:2-3)
O paralelismo entre meus ossos e minha alma demonstra que o sofrimento não era apenas
físico, mas também psicológico e emocional.
O sofrimento nunca é
unidimensional (apenas físico, psicológico ou espiritual); pelo contrário, ele
envolve a pessoa como um todo.
O mesmo verbo hebraico – que
significa “agitar-se” quando usado literalmente e “estar aterrorizado” no
sentido figurado – é usado para estes dois sujeitos.
Suplica
do salmista
Retorna, Ó Criador, liberta
a minha alma; ó salva-me por causa das tuas misericórdias. Porque na morte não
há lembrança de ti; no túmulo quem te dará graças? (Salmo 6:4-5)
Havia duas motivações por
trás desta súplica. Primeiro, o apelo para Yahuah agir é por causa das suas misericórdias. Esta
é a fidelidade do pacto que Deus tem para com Seu povo, a base da confiança do
salmista (Sl 13:5), (Sl
26:3), (Sl 136).
A
extensão da angústia do salmista
Estou cansado do meu gemido,
toda a noite faço a minha cama nadar; molho o meu leito com as minhas lágrimas.
Meu olho está consumido por causa da mágoa; ele envelheceu por causa de todos
os meus inimigos. (Salmo 6:6-7)
Estes versículos ressaltam a
extensão da angústia emocional do salmista. Seu choro era tão intenso que seu
travesseiro e sua cama estavam encharcados de lágrimas.
A segunda figura (molho o meu leito) é uma hipérbole que
significa, literalmente, “faço minha cama nadar”. A menção de inimigos introduz
outra dimensão do sofrimento : a impotência diante de inimigos por causa da
condição enferma do salmista.
Trabalhadores
da iniquidade
Apartai-vos de mim todos vós
trabalhadores da iniquidade; porque o Altíssimo ouviu a voz do meu pranto. O
Criador ouviu a minha súplica; o Pai receberá a minha oração. Que todos os meus
inimigos sejam envergonhados e dolorosamente perturbados; que eles retornem e
sejam envergonhados repentinamente. (Salmo 6:8-10)
Os inimigos do v. 7 também
são descritos como trabalhadores da iniquidade. Com base na afirmação do v. 9,
é bem provável que os inimigos estivessem escarnecendo o salmista, dizendo que
Deus não iria salvá-lo (Sl
3:2), (Sl
22:7-8), (Sl 71:11).
Contrariando sua ideia de
inatividade de Deus, estes inimigos seriam dolosamente aborrecidos é o mesmo verbo hebraico usado duas vezes
no v . 2-3 para descrever a condição do salmista em seu sofrimento.
Em essência, a oração
termina com uma declaração de confiança em que Deus irá remover seu sofrimento
e infligi-lo a seus inimigos.
Conclusão
Por fim, o salmo 6 estudo
nos mostra que não há nenhum problema em sermos sinceros com Deus diante de sua
presença.
Pelo contrário, em outro momento o Senhor diz em sua palavra que está a procura dos fiéis desta terra, que o adorem em espírito e em verdade.
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