' '

Salmo 6

Em Salmo 6 é registrado o luto pessoal do Rei Davi. Ele revela como o salmista pediu misericórdia ao Senhor durante um período de extrema dor e sofrimento. No momento de dor, Davi expressou sua total confiança em Deus.

O título do Salmo 6 também traz uma instrução musical: “Ao mestre do canto, com instrumentos de oito cordas”.

Naquele momento, Davi gritou para Deus. Peça ajuda. Ele perguntou ao Senhor: “Por quanto tempo?” O rei (ou mais precisamente, o servo) implorou a Deus que o curasse porque ele estava dominado pela dor.

O Salmo termina assim: Deus aceitou minha oração “. Servimos a um Deus que nos ouve. Um Deus que muda as circunstâncias. Deus cura nossa dor e eleva nossas almas.

Não me castigue, ó Altíssimo

Ó Criador, não me repreenda na tua ira, nem me castigue no teu furor. (Salmo 6:1)


A combinação de castigue… repreenda com ira… ardente descontentamento indica que o salmista pensava haver algum pecado por trás de seu sofrimento, embora o pecado não seja especificado.

A ligação entre pecado e sofrimento é um tema comum nos salmos de lamentação; ela faz parte do pensamento de pessoas que sofrem mesmo quando não há um pecado específico em mente; os termos relacionados à ira de Deus são uma maneira de expressar este pensamento (Sl 38:1), (Sl 118:18).

A abertura deste salmo fez com que os pais da igreja primitiva o incluíssem entre os sete salmos penitenciais (Sl 6:), (Sl 32), (Sl 38), (Sl 51), (Sl 102), (Sl 130), (Sl 143).

Misericórdia

Tem misericórdia de mim, Ó Pai, porque sou fraco; Ó Deus Todo Poderoso, sara-me porque os meus ossos estão perturbados. Minha alma também está dolorosamente perturbada; mas tu, ó Pai, por quanto tempo? (Salmo 6:2-3)

O paralelismo entre meus ossos e minha alma demonstra que o sofrimento não era apenas físico, mas também psicológico e emocional.

O sofrimento nunca é unidimensional (apenas físico, psicológico ou espiritual); pelo contrário, ele envolve a pessoa como um todo.

O mesmo verbo hebraico – que significa “agitar-se” quando usado literalmente e “estar aterrorizado” no sentido figurado – é usado para estes dois sujeitos.

Suplica do salmista

Retorna, Ó Criador, liberta a minha alma; ó salva-me por causa das tuas misericórdias. Porque na morte não há lembrança de ti; no túmulo quem te dará graças? (Salmo 6:4-5)

Havia duas motivações por trás desta súplica. Primeiro, o apelo para Yahuah agir é por causa das suas misericórdias. Esta é a fidelidade do pacto que Deus tem para com Seu povo, a base da confiança do salmista (Sl 13:5), (Sl 26:3), (Sl 136).

A extensão da angústia do salmista

Estou cansado do meu gemido, toda a noite faço a minha cama nadar; molho o meu leito com as minhas lágrimas. Meu olho está consumido por causa da mágoa; ele envelheceu por causa de todos os meus inimigos. (Salmo 6:6-7)

Estes versículos ressaltam a extensão da angústia emocional do salmista. Seu choro era tão intenso que seu travesseiro e sua cama estavam encharcados de lágrimas.

A segunda figura (molho o meu leito) é uma hipérbole que significa, literalmente, “faço minha cama nadar”. A menção de inimigos introduz outra dimensão do sofrimento : a impotência diante de inimigos por causa da condição enferma do salmista.

Trabalhadores da iniquidade

Apartai-vos de mim todos vós trabalhadores da iniquidade; porque o Altíssimo ouviu a voz do meu pranto. O Criador ouviu a minha súplica; o Pai receberá a minha oração. Que todos os meus inimigos sejam envergonhados e dolorosamente perturbados; que eles retornem e sejam envergonhados repentinamente. (Salmo 6:8-10)

Os inimigos do v. 7 também são descritos como trabalhadores da iniquidade. Com base na afirmação do v. 9, é bem provável que os inimigos estivessem escarnecendo o salmista, dizendo que Deus não iria salvá-lo (Sl 3:2), (Sl 22:7-8), (Sl 71:11).

Contrariando sua ideia de inatividade de Deus, estes inimigos seriam dolosamente aborrecidos é o mesmo verbo hebraico usado duas vezes no v . 2-3 para descrever a condição do salmista em seu sofrimento.

Em essência, a oração termina com uma declaração de confiança em que Deus irá remover seu sofrimento e infligi-lo a seus inimigos.

Conclusão

Por fim, o salmo 6 estudo nos mostra que não há nenhum problema em sermos sinceros com Deus diante de sua presença.

Pelo contrário, em outro momento o Senhor diz em sua palavra que está a procura dos fiéis desta terra, que o adorem em espírito e em verdade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, reservo o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica ou invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.