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Salmo 8

 Hino de louvor

Ó Criador, nosso Criador, quão excelente é teu nome em toda a terra! Que estabeleceste a tua glória sobre os céus. (Salmo 8:1)

Este hino de louvor é identificado mais especificamente como um hino de criação (junto com o Sl 19:1-6), (Sl 33 e Sl 104) porque focaliza a terra e os céus, termos que descrevem a criação como um todo (Gn 1:1), (Êx 20:11), (Ne 9:6).


Glória, sinônimo de “honra” e “majestade”, e nome, que indica a pessoa, e não apenas o título, são paralelos; estes termos demonstram que Deus e Sua glória enchem toda a criação.

Esta linguagem diferencia Deus de Sua criação (Ele é transcendente), mas mostra também que Ele está presente nela (Deus é imanente).

Da boca dos bebês

Da boca dos bebês e das crianças de peito, tu ordenaste a força por causa dos teus inimigos, para que pudesses parar o inimigo e o vingador. (Salmo 8:2)

Até os seres humanos mais fracos, com sua fala às vezes inarticulada (boca), servem de firme testemunho (força) da glória de Deus e fazem parar o inimigo e o vingador.

De acordo com Jesus, as crianças e sua fé simples são o que melhor representa o reino de Deus (Mt 18:4). Paulo também construiu um argumento semelhante ao descrever Deus usando a fraqueza e a loucura para “envergonhar os sábios” deste mundo (1Co 1:26-29)

Filho do homem

Quando considero os teus céus, o trabalho dos teus dedos, a lua e as estrelas que tu ordenaste; O que é o homem, para que sejas cuidadoso com ele? E o filho do homem, para que o visites? (Salmo 8:3-4)

A vastidão da criação é contrastada com a pequenez e insignificância do homem. Isso está em forma de pergunta: Como é possível Deus Se “importar” e Se “preocupar” com as pessoas (ambas as palavras significam “prestar atenção em cuidar de”)?

Isto nos deixa perplexos à luz da diferença entre o tamanho e extensão do cosmos e a relativa insignificância da humanidade.

Os termos “homem” e filho do homem são paralelos e usados para descrever a humanidade como um todo reunido (Sl 146:3), (Nm 23:19), (Is 51:12).

A resposta para a pergunta do v. 4

Porque o fizeste por um pouco, menor do que os anjos, e o coroaste com glória e honra. Tu fizeste com que ele tivesse domínio sobre as obras de tuas mãos; tu puseste todas as coisas debaixo de seus pés: Toda as ovelhas e bois, sim, e os animais do campo; As aves do ar, e os peixes do mar, e tudo o que passa pelas veredas dos mares. (Salmo 8:5-8)

A resposta para a pergunta surpreendente do v.4 se encontra nestes versículos, que basicamente são um comentário acerca de Gn 1:26-28.

Embora a percepção seja que os seres humanos são insignificantes no imenso sistema das coisas, a realidade se encontra no propósito de Deus ao criar a humanidade.

A palavra traduzida como anjos (Heb. ‘elohim) está no plural aqui, podendo ser entendida como “deuses” ou “seres celestiais”, em vez de seu sentido plural comum de “majestade”, enfatizando a grandeza de Deus.

Desta forma, a LXX, citada em Hb 2:7, traduz a palavra como “anjos”. Mesmo que a referência seja diferente, o ponto é o mesmo nos dois casos: por causa do propósito que Deus tem para eles, os homens estão mais próximos de Deus e dos anjos em sua função do que dos animais.

Fomos feitos senhores sobre a criação, o que expressa a função da humanidade de dominar (Gn 1:26). A figura do domínio do Rei de Deus, Jesus Cristo (o segundo Adão), sobre Seu reino (Ef 1:22), (Hb 2:8).

Quão excelente é o teu nome

O Criador, nosso Pai, quão excelente é o teu nome em toda a terra! (Salmo 8:9)

O salmo termina como começou, formando um inclusio (basicamente um “suporte para livros”) para seu conteúdo.

 

Fonte: estudobiblicoonline.com

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