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Salmo 5

O autor do Salmo 5 é o Rei Davi. Como todos sabemos, este hino parecia muito triste na hora da morte, onde o autor do salmo foi atacado pelas palavras astutas do inimigo.

Falando com Deus

Dá ouvidos às minhas palavras, ó Criador, considera a minha meditação. Escuta a voz do meu clamor, meu Rei e meu Deus, porque a ti orarei. (Salmo 5:1-2)

O termo em hebraico hgh está relacionado a palavra meditar. A Bíblia BKJ Fiel traduz como “considera a minha meditação”; conteúdo, visto que o sentido básico da palavra é “murmurar”, parece melhor entendê-la neste contexto como um sussurro (semelhante a um gemido), feito em um momento de profunda tristeza.

O Criador também é chamado de Rei (Sl 44:4), (Sl 68:24), (Sl 74:12), (Sl 84:3), o que indica confiança em Sua soberania e em Seu poder para atender esta oração.

Oração

Minha voz tu ouvirás de manhã, Ó Altíssimo; pela manhã direcionarei minha oração a ti, e olharei para cima. (Salmo 5:3)

A expressão de manhã é repetida. Ela indica a hora da oração, que era no início da manhã (Sl 88:13). Direcionarei minha oração significa literalmente “preparo (ou coloco em ordem)”.

O significado poderia ser “preparar um sacrifício”, mas não há outra indicação de uma oferta de sacrifício. Pelo contrário, é mais provável que fosse um preparo das palavras (Jó 32:14) para o pedido de vindicação.

O Eterno odeia a iniquidade

Porque tu não és um Deus que tenha prazer na perversidade, nem o mal habitará contigo. Os tolos não ficarão à tua vista; tu odeias a todos os trabalhadores da iniquidade. (Salmo 5:4-5)

O termo tenha prazer é a mesma palavra usada em Sl 1:2, mas aqui está na negativa. O Criador não tem interesse na perversidade e ela sequer pode existir em Sua presença.

Os arrogantes, aqueles que praticam o mal, os mentirosos e os violentos (v. 6) estão todos inclusos na explicação de o mal habitará com Deus.

A palavra “habitar” é o mesmo termo usado em Sl 2:2 para descrever aqueles que “tomam conselhos” contra o Altíssimo. Não há conflito entre estes ímpios e Soberano; eles não podem se aproximar do Pai a fim de atacá-lo.

Casa e templo

Destruirás aqueles que falam mentira; o Criador abominará o homem sanguinário e enganador. Mas, quanto a mim, entrarei na tua casa na multidão da tua misericórdia; e em teu temor eu adorarei em direção ao teu santo templo. (Salmo 5:6-7)

A união de casa e templo tem feito muitos suporem que este salmo não deve ter sido escrito por Davi, e sim por outra pessoa, visto que o templo de Salomão foi construído depois da época de Davi.

No entanto, a palavra hebraica correspondente a “templo” não é usada para o templo temporário em Siló (como em 1Sm 1:9) (1Sm 3:3), que existia no tempo de Davi. A casa do Todo Poderoso é o lugar em que o Todo Poderoso habitava no meio do Seu povo (Sl 26:8)

Inimigos

Conduz-me, ó Pai, na tua justiça por causa de meus inimigos; faz o teu caminho reto diante da minha face. (Salmo 5:8)

A ligação entre os inimigos e o pedido de direção de Deus é que a situação demandava não apenas proteção e socorro, mas também direção em meio à crise. Isso também mostra a intenção de permanecer fiel a Yahuah mesmo em tempos de perigo.

Suplica fervorosa

Porque não há fidelidade na boca deles; sua parte interior é muita perversidade; sua garganta é um sepulcro aberto; eles lisonjeiam com a sua língua. Destrói-os, ó Pai, que eles caiam por seus próprios conselhos, lança-os fora na multidão de suas transgressões, porque eles se rebelaram contra ti. (Salmo 5:9-10)

Garganta e língua são metáforas para a fala. Já que não há fidelidade na boca deles, tudo que os inimigos falam é mortal, ilustrado aqui como um sepulcro aberto.

Um uso semelhante desta descrição verbal aparece em Jr 5:16, onde “sua aljava é como um sepulcro aberto”, denotando que as armas deles trazem a morte.

A intenção dos inimigos era morte e destruição; por isso, o salmista pediu que o Criador fizesse com que os próprios conselhos deles causassem sua destruição (Sl 64:8), (2Sm 15:31).

Proteção de Deus

Mas que todos aqueles que põem sua confiança em ti se regozijem; que eles sempre gritem de alegria porque tu os defendes; e que também aqueles que amam o teu nome se alegrem em ti. Porque tu, Pai Todo Poderoso, abençoarás ao justo; com favor tu circundá-lo-ás como com um escudo. (Salmo 5:11-12)

A ênfase destes versículos está na proteção de Deus para aqueles que permanecem fiéis a Ele. Os termos põem sua confiança em… tu os defendes… circundá-lo-ás e escudo transmitem esta ideia.

Neste contexto, todas estas palavras lembram ideias militares: Aqueles que confiam em Yahuah com frequência, se refugiam de seus inimigos Nele (Sl 17:7).

A palavra correspondente a “tu os defendes” pode descrever equipamentos de proteção para a batalha (Sl 140:7). Circundá-lo-ás” é usada para descrever inimigos se preparando para atacar (1Sm 23:26).

E esta palavra equivalente a “escudo” descreve uma grande peça de metal aplainado colocada na frente de um soldado a fim de proteger todo o seu corpo; às vezes, eram chamadas de “broquéis” (1Rs 10:16).

Conclusão

O Salmo 5 estudo nos ensina mais uma vez sobre a importância da comunhão com Deus nas aflições.

Apesar do cenário de dor e perseguição que Davi se encontrava, nada tirava sua confiança na intervenção, bondade e justiça de Deus

Ele expõe todo o seu coração diante do Eterno, faz um comparativo entre quem obedece ao Senhor e os que não o fazem, e pede o auxílio divino para si e para todos que se refugiam em Deus.

Em muitos momentos da caminhada cristã um certo sentimento de injustiça brotará em seu coração.

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