O autor do Salmo 5 é o Rei Davi. Como todos sabemos, este hino parecia muito triste na hora da morte, onde o autor do salmo foi atacado pelas palavras astutas do inimigo.
Falando
com Deus
Dá ouvidos às minhas palavras,
ó Criador, considera a minha meditação. Escuta a voz do meu clamor, meu Rei e
meu Deus, porque a ti orarei. (Salmo
5:1-2)
O termo em hebraico hgh está
relacionado a palavra meditar. A Bíblia BKJ Fiel traduz como “considera a minha
meditação”; conteúdo, visto que o sentido básico da palavra é “murmurar”,
parece melhor entendê-la neste contexto como um sussurro (semelhante a um
gemido), feito em um momento de profunda tristeza.
O
Criador também
é chamado de Rei (Sl
44:4), (Sl 68:24), (Sl 74:12), (Sl 84:3), o que indica confiança em Sua
soberania e em Seu poder para atender esta oração.
Oração
Minha voz tu ouvirás de manhã, Ó Altíssimo; pela manhã direcionarei minha oração a ti, e olharei para cima. (Salmo 5:3)
A expressão de manhã é repetida. Ela indica a
hora da oração, que era no início da manhã (Sl 88:13). Direcionarei minha oração significa
literalmente “preparo (ou coloco em ordem)”.
O significado poderia ser
“preparar um sacrifício”, mas não há outra indicação de uma oferta de
sacrifício. Pelo contrário, é mais provável que fosse um preparo das palavras
(Jó 32:14) para o pedido de vindicação.
O
Eterno odeia a iniquidade
Porque tu não és um Deus que
tenha prazer na perversidade, nem o mal habitará contigo. Os tolos não ficarão
à tua vista; tu odeias a todos os trabalhadores da iniquidade. (Salmo 5:4-5)
O termo tenha prazer é a mesma palavra
usada em Sl 1:2, mas aqui
está na negativa. O Criador não tem interesse na perversidade e ela sequer pode existir em Sua presença.
Os arrogantes, aqueles que
praticam o mal, os
mentirosos e os violentos (v. 6) estão todos inclusos na explicação de o mal habitará com Deus.
A palavra “habitar” é o
mesmo termo usado em Sl 2:2 para
descrever aqueles que “tomam conselhos” contra o Altíssimo. Não há conflito
entre estes ímpios e Soberano; eles não podem se aproximar do Pai a fim de
atacá-lo.
Casa e templo
Destruirás aqueles que falam
mentira; o Criador abominará o homem sanguinário e enganador. Mas, quanto a
mim, entrarei na tua casa na multidão da tua misericórdia; e em teu temor eu
adorarei em direção ao teu santo templo. (Salmo 5:6-7)
A união de casa e templo tem
feito muitos suporem que este salmo não deve ter sido escrito por Davi, e sim
por outra pessoa, visto que o templo de Salomão foi construído depois da época
de Davi.
No entanto, a palavra
hebraica correspondente a “templo” não é usada para o templo temporário em Siló
(como em 1Sm 1:9) (1Sm 3:3),
que existia no tempo de Davi. A casa do Todo Poderoso é o lugar em que o Todo
Poderoso habitava no meio do Seu povo (Sl 26:8)
Inimigos
Conduz-me, ó Pai, na tua
justiça por causa de meus inimigos; faz o teu caminho reto diante da minha
face. (Salmo 5:8)
A ligação entre os inimigos e o pedido de direção de
Deus é que a situação demandava não apenas proteção e socorro, mas também
direção em meio à crise. Isso também mostra a intenção de permanecer fiel a
Yahuah mesmo em tempos de perigo.
Suplica
fervorosa
Porque não há fidelidade na
boca deles; sua parte interior é muita perversidade; sua garganta é um sepulcro
aberto; eles lisonjeiam com a sua língua. Destrói-os, ó Pai, que eles caiam por
seus próprios conselhos, lança-os fora na multidão de suas transgressões,
porque eles se rebelaram contra ti. (Salmo
5:9-10)
Garganta e língua são metáforas para
a fala. Já que não há fidelidade
na boca deles, tudo que os inimigos falam é mortal, ilustrado aqui
como um sepulcro aberto.
Um uso semelhante desta
descrição verbal aparece em Jr 5:16, onde “sua aljava é como um sepulcro
aberto”, denotando que as armas deles trazem a morte.
A intenção dos inimigos era
morte e destruição; por isso, o salmista pediu que o Criador fizesse com que
os próprios conselhos deles
causassem sua destruição (Sl 64:8), (2Sm
15:31).
Proteção
de Deus
Mas que todos aqueles que
põem sua confiança em ti se regozijem; que eles sempre gritem de alegria porque
tu os defendes; e que também aqueles que amam o teu nome se alegrem em ti. Porque
tu, Pai Todo Poderoso, abençoarás ao justo; com favor tu circundá-lo-ás como
com um escudo. (Salmo 5:11-12)
A ênfase destes versículos
está na proteção de Deus para aqueles que permanecem fiéis a Ele. Os
termos põem sua confiança em… tu
os defendes… circundá-lo-ás e escudo transmitem esta ideia.
Neste contexto, todas estas
palavras lembram ideias militares: Aqueles que confiam em Yahuah com
frequência, se refugiam de seus inimigos Nele (Sl 17:7).
A palavra correspondente a
“tu os defendes” pode descrever equipamentos de proteção para a batalha (Sl
140:7). Circundá-lo-ás” é usada para descrever inimigos se preparando para
atacar (1Sm
23:26).
E esta palavra equivalente a
“escudo” descreve uma grande peça de metal aplainado colocada na frente de um
soldado a fim de proteger todo o seu corpo; às vezes, eram chamadas de
“broquéis” (1Rs 10:16).
Conclusão
O Salmo 5 estudo nos ensina
mais uma vez sobre a importância da comunhão com Deus nas aflições.
Apesar do cenário de dor e
perseguição que Davi se encontrava, nada tirava sua confiança na intervenção,
bondade e justiça de Deus
Ele expõe todo o seu coração
diante do Eterno, faz um comparativo entre quem obedece ao Senhor e os que não
o fazem, e pede o auxílio divino para si e para todos que se refugiam em Deus.
Em muitos momentos da
caminhada cristã um certo sentimento de injustiça brotará em seu coração.
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