' '

Apocalipse - Interpretação

Ao longo dos séculos, foram desenvolvidas quatro principais abordagens para a interpretação do livro do Apocalipse.

Cada uma delas encontrou competentes defensores, mas nenhuma chegou a ser devidamente comprovada como a única maneira de entender esse livro.


ABORDAGEM

DESCRIÇÃO

DESAFIO

PRECAUÇÃO

Visão

Preterista

João está escrevendo para encorajar os cristãos de seu tempo que estavam sofrendo perseguições por parte do  Império Romano.

Alcançar a mesma forma de encorajamento que os primeiros leitores de João, através de imagens vividas da soberania de Deus.

Não esquecer que a maioria das profecias bíblicas tem aplicação imediata e também futura.

Visão

Futurista

Com exceção dos três primeiros capítulos, João está escrevendo eventos que ocorrerão no final da história.

Ver nos acontecimentos atuais muitas das características descritas por João e entender que o fim poderá chegar a qualquer momento.

Não supor que “descobrimos” o futuro, pois Jesus disse que ninguém saberá o dia de sua volta, antes que ela ocorra.

Visão Historicista

O livro do Apocalipse é uma apresentação da história desde a época de João até a segunda vinda de Cristo, e mesmo depois dessa data.

Constatar a consistência da maldade humana através da história e reconhecer que os nomes podem mudar, mas que a rebelião contra Deus continua a mesma.

Tomar cuidado para não identificar algum líder ou acontecimento atual como sendo o cumprimento de algum aspecto do livro do Apocalipse.

Visão

Idealista

O livro do Apocalipse é uma representação simbólica da luta permanente entre o bem e o mal. Ele não se refere a nenhum evento histórico em particular, mas pode ser aplicado a qualquer ponto na história.

Atingir um certo discernimento do passado para se preparar para o futuro, e viver em obediência e confiança no presente.

Não evitar esse livro por causa de sua aparente dificuldade ou complexidade, e procurar entender o Apocalipse dentro de um contexto literário mais amplo.

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, reservo o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica ou invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.